O Governo entrega amanhã mais 900 computadores a beneficiários do programa Novas Oportunidades, uma iniciativa de formação para adultos que ao longo dos próximos cinco anos pretende abranger um milhão de pessoas, que por esta via, podem completar o 9º ou o 12º ano.



A entrega dos PCs vai ter lugar nos 18 distritos do país e será feita, em todos eles, por membros do Governo que distribuirão 50 PCs em cada cerimónia, dando continuidade a uma iniciativa que chegou ao terreno no passado mês de Julho com a entrega dos primeiros 300 computadores, a outros tantos beneficiários do programa.



O @Iniciativas, onde se insere este programa de distribuição de PCs mais baratos, foi apresentado pelo Governo no início do verão e tem como destinatários formandos do Novas Oportunidades, alunos do ensino secundário (10º ano) e professores do ensino básico e secundário. Para os três grupos são criadas condições especiais de acesso a portáteis com ligação à banda larga. O objectivo é aumentar o índice de adesão às TIC, tirando partido de verbas disponibilizadas pelos três operadores móveis, no âmbito dos compromissos assumidos aquando da atribuição das licenças para a terceira geração móvel.



Os três operadores criaram um fundo que vai dispôr de 400 milhões de euros para suportar vários projectos na área da Sociedade da Informação. Um deles é o @Iniciativas, que só formados do Novas Oportunidades deverá abranger 250 mil a três anos. No que se refere aos alunos espera-se que o programa beneficie 240 mil e docentes 150, o que se traduz em mais de 500 mil PCs.



Na cerimónia de amanhã apenas frequentadores do programa Novas Oportunidades que já terminaram ou que estão inscritos no processo de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências (RVCC) serão abrangidos pela distribuição de PCs. Professores e alunos começam a partir do início do ano lectivo a poder solicitar os equipamentos.

Os preços dos equipamentos e do acesso à banda larga varia nos três grupos chegando a um preço máximo de 150 euros, no caso do PC, e de 17,5 euros, no caso da mensalidade da banda larga.



Notícias Relacionadas:

2007-07-24 - TMN investe 150 milhões de euros para garantir fornecimento de 300 mil PCs ao programa e|iniciativas

2007-07-21 - Primeiros portáteis entregues a formandos de Programa Novas Oportunidades

2007-07-21 - Primeiro-ministro sela protocolo para o programa de aquisição de computadores a baixo custo