Em janeiro deste ano a Floricolor, empresa situada em Matosinhos cujo "core business" reside na produção de álbuns de casamento, tornou-se na primeira empresa europeia a apostar na impressora Fujifilm Jet Press 750S. A máquina, para já única em Portugal, destaca-se por combinar tecnologias novas com antigas, aliando um chassis “offset” a cabeças de impressão jato de tinta Samba, de última geração, para produzir resultados da mais alta qualidade.

O avultado investimento é justificado pelo CEO da Floricolor, Tiago Yu, com o facto de apresentar uma qualidade de impressão “superior à do papel fotográfico”, permitindo oferecer ao mercado livros impressos em papéis diferentes. Esta flexibilidade vai possibilitar à gráfica de Matosinhos entrar noutros mercados. Além disso, proporciona uma capacidade de produção incomparavelmente superior - a nova impressora a jato de tinta de terceira geração produz em duas horas o mesmo que os restantes equipamentos da empresa produziam em oito.

Tiago Yu acrescenta ainda que os benefícios ambientais também pesaram na decisão de adquirir a Jet Press 750S. O menor impacto ecológico causado pela nova máquina, devido ao seu inovador processo de produção digital e redução na utilização de consumíveis, vai de encontro à política da empresa. O CEO da Floricolor afirma que a empresa “leva as preocupações ambientais muito a sério”, tendo inclusivamente tomado medidas para "reduzir o consumo de plástico em 95%".

A Fujifilm Jet Press funciona com formatos de papel 750mm x 585mm, dispondo de uma área de impressão de 733mm x 567mm. A sua resolução é de 1200 x 1200dpi, utilizando tinta de quatro cores (CMYK), à base de água. A velocidade de impressão é de 3.600 folhas por hora, excedendo largamente a do modelo antecessor, a 720S, que imprimia 2.700 por hora. Relativamente às suas dimensões, a máquina mede 7,35 metros de comprimento por 2,65 metros de largura, pesando 11 toneladas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.