Um conjunto de empresas que actuam na área de negócios das Tecnologias da Informação (TIs), composto pela Fujitsu, Hitachi, NEC, Oracle, Sonic e Sun, anunciaram recentemente a criação de uma especificação de segurança para serviços Web. Denominada WS-Reliability, esta deverá fornecer uma infra-estrutura de suporte mais fiável, o que irá contribuir para acelerar a adopção dos serviços concebidos para serem acedidos através da Web.

Consistindo numa especificação para serviços abertos e seguros de mensagens via Web que garante a sua entrega, a WS-Reliability elimina as mensagens em duplicado e que as ordena. Isto permite uma comunicação em segurança entre serviços Web. Na base desta tecnologia que acaba de ser desenvolvida estão extensões para o Simple
Object Access Protocol
(SOAP), antes da ligação a um protocolo de
transporte.

Esta especificação irá permitir disponibilizar segurança em termos
operacionais a um conjunto de sistemas numa plataforma e a neutralidade do distribuidor. As empresas que participaram no processo de desenvolvimento da WS-Reliability esperam submeter a especificação a um conjunto de organismos de emissão de padrões industriais numa base livre de percentagens.

Notícias Relacionadas:
2002-08-09 - BEA,
Microsoft e IBM prestes a revelar novas especificações para serviços
Web

2002-06-27 - IBM,
Microsoft e VeriSign submetem especificação de serviços Web seguros à
OASIS

2002-04-15 - IBM
disponibiliza nova tecnologia de serviços Web seguros

2002-04-11 - IBM,
Microsoft e VeriSign propõem nova norma de segurança para serviços Web