Existem pelo menos quatro versões ativas de Minecraft, e todas elas continuam a ser acedidas de diferentes formas, o que pode levar a confusões. A criadora do jogo, a Mojang, quer unir todas as versões numa única aplicação de arranque, conhecido como Launcher, para facilitar o acesso ao jogo. Mas para já, dos quatro acessos, apenas os principais foram reunidos, o Minecraft Dungeons e o Minecraft: Java Edition podem ser acedidos do mesmo local.

Ambos os jogos são diferentes, sendo o Dungeons uma aventura cooperativa de ação para quatro jogadores, enquanto o segundo é o clássico jogo de construção, que permite criar diferentes aventuras. Isto significa que o Launcher dedicado de Minecraft Dungeons para PC foi anulado, sendo agora acedido do mesmo lugar do clássico, como é explicado no website de apoio do jogo. Desde o dia 18 de janeiro que os jogadores que acedem ao Minecraft Dungeon no “velho” Launcher passaram a receber uma nota de atualização.

tek minecraft

No entanto, as mudanças não alteram a estrutura do jogo, pois o estúdio garante que os ficheiros de gravação do progresso não são afetados. De notar que em breve, todos os jogadores de Minecraft vão ser obrigados a utilizar uma conta ativa da Microsoft para poderem continuar as suas aventuras. A Microsoft explica que as migrações serão feitas por fases, devido à enorme quantidade de jogadores da comunidade Minecraft. Mas quando isso acontecer, os utilizadores vão receber um mail com as instruções de como proceder.

A primeira razão do registo é o aumento de segurança, utilizando um sistema de autenticação de dois fatores, para que ninguém tenha acesso autorizado às contas dos jogadores. Assim, todas as versões de Minecraft para PC passarão a estar ligadas na mesma conta, incluindo a versão clássica e o mais recente Minecraft Dungeons. Por outro lado, e ainda no que diz respeito à segurança, os utilizadores irão beneficiar de controlos parentais, de forma a manter os mais jovens seguros quando jogam online, e isso inclui ferramentas para bloquear conversas ou convites. Para já, pode aceder ao jogo tanto com a conta da Mojang como da Microsoft.

A Mojang ainda tem um caminho a percorrer na unificação de todas as versões de Minecraft. A versão Minecraft Windows 10 Edition, conhecido como Bedrock Edition é gerida através da loja do Windows; a versão Java Edition está no Launcher unificador mas até ser necessário o registo da conta pode ser jogado sem ser atualizado; O Minecraft Education Edition, criado para escolas, tem o seu próprio Launcher de acesso; por fim, o Minecraft Dungeons pode ser acedido no Launcher unificador ou Microsoft Store se tiver a usar a versão de PC do Xbox Game Pass para PC.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.