Depois de se ter entregue às autoridades na última semana Adrian Lamo, um conhecido hacker de 22 anos, voltou a tribunal para a audiência que antecede o seu julgamento no próximo mês. Após a audiência, a juíza Debra Freeman decidiu alterar uma decisão anterior que proibia o jovem de utilizar o computador. Adrian Lamo, acusado de ter entrado na rede do jornal New York Times, passa agora a poder utilizar a Internet para aceder ao seu email, procurar emprego ou pesquisar informações relacionados com a sua educação, tais como a frequência de cursos ou inscrição nos mesmos. No que respeita à caução de 250 mil dólares fixada pelo juiz anterior, mantém-se.



A juíza adiantou que para assegurar o cumprimento da sua decisão, o computador do jovem pode vir a ser monitorizado pelas autoridades. A magistrada definiu igualmente que Adrian passará a viver com os seus pais, ficando estes com a responsabilidade de vigiar os actos de Lamo e avisar o tribunal, caso ele se ausente da residência mais de 24 horas, avança o Cnet.



A decisão agradou quer ao advogado do jovem quer ao Ministério Público e estará em vigor, pelo menos, até ao próximo dia 14 de Outubro altura em que terá início o julgamento do jovem.



Adrian Lamo é acusado de ter entrado na rede do New York Times, em Fevereiro de 2002 e aceder a informação dos funcionários incluindo números de segurança social, acesso ás fontes do jornal e dados sobre os colunistas. Lamo é também conhecido pelo ataque a redes como a da Microsoft, Yahoo e MCI Worldcom.



Notícias Relacionadas:

2003-09-10 - Jovem hacker rende-se a autoridades norte-americanas

2003-07-10 - Hacker de 17 anos detido em França por ter violado mais de 200 sites

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.