A informação disponível indica que, além de um deface (descaracterização) da página, os atacantes acederam a dados dos utilizadores, como endereços de correio eletrónico, nomes e senhas de acesso ao fórum.



Consequência disso, a Canonical aconselha os utilizadores a mudarem as senhas utilizadas no acesso ao fórum, caso também as usem noutros serviços. Na mesma nota garantem que outros serviços não foram visados pelo ataque e também explicam que as medidas de segurança associadas ao armazenamento da informação sobre utilizadores do fórum pode inviabilizar o uso das passwords roubadas.



A empresa explica que as senhas de acesso ao fórum não estão guardadas em texto simples mas de forma cifrada, pelo que não deverá ser possível usá-las. Já os endereços de email "roubados", como explicam especialistas de segurança citados na imprensa internacional, podem ser usados para vários fins, incluindo o lançamento de campanhas de spam.



Entretanto o fórum está suspenso, até que a empresa consiga garantir a segurança da plataforma. Visíveis estão reportes da evolução do problema, que até agora indicam apenas o deface do site e a suspensão da plataforma, enquanto decorre a investigação ao caso. Ambas as informações foram publicadas pela empresa que mantém o sistema operativo móvel Ubuntu no dia 20, sábado.



A semana arrancou com outra notícia de um ataque a fórum online, que culminou na mesma situação: o encerramento temporário da plataforma depois da confirmação do acesso ilícito a dados pessoais. Este outro caso, que o TeK já tinha relatado esta manhã aconteceu com a Apple no seu fórum de programadores.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico