As previsões da McAfee indicam que a Microsoft vai ter de enfrentar mais de 40 vulnerabilidades no Windows Vista ao longo do próximo ano. Em causa está o crescimento no número de utilizadores do sistema operativo e a mudança das atenções dos hackers, que começam a aproveitar o facto do software estar a ganhar mais peso no mercado para começarem a aproveitar as suas falhas.



Pelas contas de Craig Schmugar, analista da McAfee, o Vista irá deter 10 por cento do mercado algures durante o próximo ano. Nessa altura será visível a focalização dos hackers no sistema operativo. O número de ameaças reportadas vai crescer significativamente e serão tornadas públicas falhas que até aqui permanecem desconhecidas.



Apesar da Microsoft passar a mensagem de que o Vista é mais seguro do que as versões anteriores do sistema operativo que distribui, a McAfee argumenta que o software tem tantas probabilidades de ser atacado como outro qualquer.



O facto de ainda não serem reportados muitos casos, ou situações graves, prende-se precisamente com a quota de mercado que o sistema operativo tem actualmente no mercado, o que leva os atacantes a virarem as atenções para outros produtos, como o XP, que continua a deter grande parte do mercado.



O Windows Vista foi lançado em Janeiro este ano no mercado e até agora conta com 130 milhões de cópias vendidas. A maioria do software foi comercializado por estar embutido em computadores novos e não pela procura directa do consumidor, mostram estudos de mercado recentes.



Notícias Relacionadas:

2007-11-26 - Windows Vista continua a não cativar o mercado empresarial

2007-10-29 - Windows Vista duplica vendas nos primeiros 10 meses face ao XP