A Hewlett-Packard juntou-se à Microsoft no sentido de melhorarem as funcionalidades de comunicação dos PCs, seguindo assim desta forma uma tendência emergente da indústria de informática, informou a C|NET.

As duas companhias estão a colaborar no desenvolvimento de um dispositivo com o nome de código Agora, que tem como objectivo melhorar as funcionalidades de comunicação em tempo real dos computadores pessoais, como videoconferência e telefonia de voz. O protótipo encontra-se nas primeiras fases de concepção.

A HP está a concentrar-se no hardware, que inclui um monitor de ecrã plano, colunas, portas de expansão e uma "baía modular". O equipamento irá também dispor de capacidades de ligação a redes sem fios. A companhia demonstrou o dispositivo na Comdex que se realizou na semana passada em Las Vegas, embora tenha já avisado que não planeia começar a comercializá-lo antes de 2004.

Por sua vez, a Microsoft está a criar o software empregue no Agora e, provavelmente, noutros dispositivos semelhantes, dada a sua estratégia de licenciamento. No caso do sistema operativo recentemente anunciado para o Tablet PC, por exemplo, o software foi licenciado por mais de 20 companhias para estas fabricarem dispositivos baseados na plataforma.

Segundo alguns responsáveis da HP, o Agora destina-se a empresas que dispõem de um baixo orçamento. Os funcionários poderão também utilizar o equipamento para comunicar entre si, reduzindo desta forma as despesas em viagens. O dispositivo poderá ser ligado a um PC equipado apenas com um processador, memória e disco rígido, o que simplifica as actualizações para chips mais rápidos e discos rígidos com maior capacidade.

Notícias Relacionadas:
2001-10-22 - Yahoo!
renova instant messaging e AOL lança versão 7.0