Nos últimos tempos tem circulado pela Internet um hoax de alerta para vírus que, via correio electrónico, sugere aos seus receptores que apaguem um ficheiro importante para o correcto funcionamento do sistema operativo Windows. O JDBGMGR.EXE Hoax, segundo identificação da Computer Associates, foi já objecto de vários alertas por parte das empresas de software anti-vírus.



Este falso aviso indica aos utilizadores que procurem e apaguem dos seus discos rígidos o jdbgmgr.exe, um ficheiro usado pelo utilitário de Windows Debugger Registrar for Java, que está legitimamente presente em diversas versões do sistema operativo da Microsoft.



Ao que tudo indica, e de acordo com o noticiado pela publicação online The Register, tudo terá começado porque o vírus Magistr-A é capaz de enviar cópias infectadas do jdbgmgr.exe, levando a que alguém começasse a espalhar o aviso por toda a Internet.



As empresas de software anti-vírus aconselham e pedem aos receptores que apaguem estas mensagens de email não solicitadas, contendo ficheiros executáveis, e que não as passem a mais ninguém, visto ser esta a forma de propagação dos hoaxs.



Notícias Relacionadas:

2002-01-29 - ""My Party" com link Internet para novo worm

2001-12-27 - Vírus e worms vão aumentar ainda mais em 2002

2001-05-31 - Novo hoax mascarado de alerta de vírus