A HP apresentou recentemente ao mercado um novo conjunto de produtos e serviços destinados a oferecer uma análise mais detalhada do nível dos serviços, assim como a rápida alocação dos recursos de Tecnologias de Informação (TI), de modo a permitir alcançar níveis de serviços mais elevados.



O HP OpenView Automation Manager vem alargar a actual geração de soluções de gestão de alterações e configurações HP OpenView e determina quando devem ser feitas alterações de forma a ir ao encontro das necessidades de negócio, fazendo-o automaticamente tendo em conta as suas capacidades.



Este é, segundo a HP, o primeiro produto que resulta da combinação de tecnologias da Novadigm e Consera, aquisições que a fabricante fez no início de 2004, aliadas também à tecnologia de business intelligence desenvolvida pelos HP Labs.



"Sendo o primeiro produto de automatização que utiliza informação de desempenho empresarial crítica para a alocação de recursos de TI, o HP OpenView Automation Manager permite que os clientes reajam rapidamente perante as necessidades dos seus negócios ao reduzirem de forma significativa o tempo dispendido entre a tomada de decisões e a implementação das alterações de TI", refere-se em comunicado.



A HP apresentou igualmente as melhorias realizadas no HP OpenView Service Desk, que permite às empresas e fornecedores gerir níveis de serviços com sucesso a partir de uma perspectiva de experiência de cliente. A centralização da informação de todas as operações críticas de TI através de uma Configuration Management Database (CMDB) comum, permite a sincronização e consistência permanente da informação, o que ajuda a melhorar os níveis de qualidade dos serviços, assegura a fabricante.



"O HP OpenView Service Desk 5.0 surgiu em resposta às necessidades dos clientes de uma solução fácil de utilizar e com uma rápida valorização que lhes permitisse reduzir custos totais de propriedade. Os novos templates sobre relatórios, serviços e níveis de serviços (SLA), assim como uma ferramenta recente - a"Webstart" - permitem a distribuição operacional de forma rápida e simplificada. Adicionalmente, um novo interface Web de utilizador possibilita o acesso em qualquer momento e a partir de qualquer lugar", explica a HP no comunicado



O módulo Service Desk do HP OpenView Service Level Manager 5.0 sofreu, segundo a fabricante, algumas melhorias e permite agora que o processo de definição, concordância, relatório e aumento da qualidade dos serviços execute a TI como um negócio. Obedecendo à ITIL (Information Technology Infrastructure Library) e tendo sido desenvolvido a partir de uma base de dados comum, o seu módulo Service Desk adiciona capacidades de medição e de apresentação do historial e fornece avisos de aceitação em tempo real.



Utilizado em conjunto com o Service Desk, o Service Level Manager permite a tomada de decisões relacionados com TI, obtendo acesso imediato a SLAs para avaliar , em tempo real, como uma alteração poderia interromper o serviço a um determinado momento, explica a HP.



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