A HP divulgou recentemente um conjunto de novidades relacionadas com a adopção de plataformas baseadas no processador Itanium 2 da Intel no sector empresarial. Os anúncios referem-se a novos clientes tecnológicos, aplicações adicionais de software desenvolvidas por parceiros da companhia e à criação de um terceiro centro de soluções em colaboração com a fabricante de semicondutores localizado em Xangai, na China.



Do grupo de novos clientes a nível mundial da HP que estão a adoptar sistemas baseados no Itanium 2, a companhia refere a fabricante e distribuidora britânica de mobiliário Multiyork, o hospital universitário islandês Landspitali University Hospital, a Universidade Queens de Belfast, o Samsung Advanced Institute of Technology na Coreia do Sul e o California Institute of Technology.



Anunciadas recentemente foram também uma série de aplicações comerciais empresariais destinadas a servidores HP com processadores Itanium 2 desenvolvidas pela Oracle, SAP e BEA. Esta última divulgou a disponibilidade da versão 7.0 do servidor WebLogic Server, que permite que clientes e parceiros migrem facilmente as suas aplicações para sistemas HP baseados em Itanium.



Inaugurado há pouco tempo em Xangai, o terceiro centro de soluções conjunto HP/Intel possibilita a realização de testes por parte dos clientes, de forma a acelerar a colocação de soluções vocacionadas para o Itanium 2 nos sistemas operativos HP-UX, Windows e Linux. Simultaneamente, o centro proporciona o acesso a especialistas de ambas as companhias. As duas empresas têm já centros dedicados à arquitectura Itanium em Cupertino, na Califórnia, e em Grenoble, na França.



Por altura do Intel Developers Forum que ocorreu em meados de Fevereiro, a HP desvendou o seu novo "super-expansível" chipset sx1000 e o módulo de processador duplo HP mx2, que oferecem um desempenho de sistema mais aperfeiçoado ao aumentar exponencialmente o número total de processadores que podem ser distribuídos num servidor.


Notícias Relacionadas:

2002-09-26 - HP comercializa estações de trabalho com processadores Itanium que correm Red Hat

2000-06-13 - HP e Intel aceleram Linux para o Itanium