A HP desenvolveu uma nova tecnologia de armazenamento de dados que pode tornar-se num substituto do papel em casos onde seja necessário guardar elevados volumes de informação como complemento de um relatório, criar um menu para um álbum de fotografias ou guardar um registo médico com a história clínica de um paciente.



O Memory Spot inclui um chip, uma antena e um leitor/gravador que permite apagar e regravar informação tantas vezes quantas o utilizador quiser. Tudo está concentrado num equipamento com o tamanho de um botão de camisa, mas mais fino.



Em protótipo a tecnologia, que não tem qualquer data prevista para chegar ao mercado, oferece entre 256 Kbps e 4 Mb de memória flash, desenhados sob o processo de fabrico de 180 nanómetros. A transferência de dados ocorre a um débito de 10 Mbps.



Embora a HP refira que a tecnologia possa vir a ser usada em várias áreas e dispositivos o seu potencial é mais evidente como alternativa ao RFID.



Em comparação com esta tecnologia, o Memory Spot tem até algumas vantagens como sejam maior capacidade e a possibilidade de ser reutilizada por diversas vezes. Outra das vantagens são os custos de produção do Memory Spot, inferiores aos do RFID.



Notícias Relacionadas:

2005-07-17 - Microsoft desenvolve tecnologia RFID

2005-06-21 - IBM apresenta novos serviços na área de tecnologia RFID

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.