Se alguns apostam da digitalização, outros há que tentam inverter o processo. A Hewllet-Packard (HP) anunciou o lançamento de um serviço de cloud computing que permite a impressão a pedido.

O BookPrep, nome escolhido, vai contar com a parceria da Amazon e pressupõe o acesso a livros digitais.

De momento, o serviço de impressão de livros electrónicos vai permitir fazer "obras de bolso" de cerca de 500 mil títulos disponíveis na biblioteca da Universidade de Michigan, a maioria dos quais foi impressa antes de 1923 e praticamente impossível de encontrar à venda.

Os utilizadores do BookPrep podem também escolher a maquetagem do livro ou o desenho da capa. No processo de "re-conversão" do digital para o papel, a HP promete melhorar a qualidade das páginas "scaneadas".

Além de permitir o acesso em papel a obras que de momento já só existem em formato digital, o BookPrep vem beneficiar as editoras que queiram fazer pequenas tiragens, reduzindo custos.

"Impressão a pedido é o futuro", garante Andrew Bolwell, director de novos negócios da HP. "A tecnologia de impressão a pedido reduz o desperdício de papel e o custo para editoras, porque os livros não são impressos em massa, mas apenas quando alguém decide comprá-los", justifica.

A empresa não revelou se vai incluir fundos de outras bibliotecas no seu catálogo, mas recorde-se que já existe um serviço com base nesta tecnologia saída dos HP Labs, o Foodsville, um site comunitário para entusiastas da cozinha que oferece aos seus membros a oportunidade de ler e comprar livros de receitas impressos via BookPrep.