Como já era esperado, a Hewlett-Packard confirmou recentemente que vai lançar servidores com microprocessadores Opteron da Advanced Micro Devices, uma alternativa menos dispendiosa face às propostas Itanium e Xeon da Intel.




A número um dos computadores pessoais diz que irá começar a vender diferentes versões de servidores ProLiant com processadores Opteron a partir de Março. Na segunda metade do ano estará disponível uma versão blade dos servidores Opteron.




A decisão da HP surge depois de algumas das suas principais rivais terem optado por idêntica solução, nomeadamente a IBM e a Sun Microsystems. Já a Dell, segunda classificada no mercado mundial dos computadores pessoais atrás da HP, indicava recentemente que não pretende usar os chips AMD, afirmando que os seus clientes ainda não tinham mostrado interesse nisso.




"Os servidores Opteron oferecem aos clientes da empresa mais escolha", explicou Scott Stallard, director geral da HP da área de armazenamento de dados e servidores, citado pela Reuters. De acordo com o mesmo responsável, a HP vai continuar a suportar tecnologia Intel. "O objectivo é alargar a linha ProLiant enquanto se mantêm os servidores baseados nos Itanium".