(corrigida) A HP entrou na lista de fabricantes que anunciaram novos computadores desktop "tudo-em-um" baseados em Windows 8, apostando no novo SpectreONE para se diferenciar da concorrência: em vez de um ecrã tátil, este novo modelo inclui um trackpad sem fios para interagir e navegar no novo sistema operativo da Microsoft.

Até agora, as propostas comerciais criadas especificamente para o Windows 8 apostavam nos ecrã multitoque como forma de interação, fazendo jus à alteração significativa de interface que o novo sistema operativo da Microsoft oferece.

No caso da HP, o novo SpectreONE alarga a utilização do utilizador a um periférico wireless, que poderá funcionar na prática como um ponteiro ou, em alguns casos, como uma espécie de rato à distância. Segundo um comunicado da empresa, o trackpad do novo modelo possui capacidades multitoque, permitindo aos utilizadores fazer scroll e dar toques, de modo a navegar pela interface do Windows 8.


Baseado num ecrã com 23" de diagonal com suporte a resolução Full HD, o SpectreONE possui uma espessura de 11,5mm, que a HP refere torná-lo no mais fino PC "tudo-em-um" do seu catálogo.

Outras características técnicas passam pela utilização "dos mais recentes processadores Intel", segundo o comunicado oficial da HP, de uma placa gráfica NVIDIA com 1GB de memória para vídeo, bem como de ligações USB 2.0 e 3.0, HDMI e mesmo NFC.

O SpectreONE é o novo topo de gama entre os novos PCs "tudo-em-um" que a HP apresentou oficialmente hoje, através de um quarteto que inclui ainda o Envy 23 TouchSmart, o Envy 20 TouchSmart e o Pavilion 20.

[caption]SpectreONE[/caption]

Nos dois primeiros casos, são desktops baseados em ecrãs multitoque com 23" e 20", respetivamente, suportando até 10 dedos em simultâneo como forma de o utilizador interagir com a interface principal ou com a de qualquer programa em utilização.

Já o Pavilion 20 é um PC com ecrã de 20" convencional, sem capacidades táteis. Além do teclado e do rato, a HP disponibiliza uma outra forma de interagir com o computador, mais para uma utilização de conteúdos multimédia: a tecnologia HP Connected Remote, que transforma um smartphone ou um tablet num comando à distância para controlar este modelo.

A informação divulgada hoje pela HP refere-se ao mercado norte-americano, que deverá começar a receber os novos TouchSmart e Pavilion a partir de Outubro. O lançamento do SpectreONE está previsto para novembro.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Ao contrário do que tinha sido inicialmente escrito, o SpectreOne não tem ecrã tátil, uma funcionalidade que está disponível apenas nos Envy 23 TouchSmart e Envy 20 TouchSmart.