A HP poderá estar a preparar um tablet com sistema operativo baseado na Web, cujo lançamento poderá acontecer já a partir de Julho. A recente compra da Palm é um dos factores que terá levado a empresa a mudar de direcção na sua estratégia para os tablet.

A notícia é avançada por vários meios da imprensa internacional especializada, com base em informações fornecidas por "alguém dentro da HP" e veiculadas primeiro pelo Examiner.

De acordo com o site, o projecto recebeu o nome de código de Hurricane e tem lançamento previsto "durante o terceiro trimestre de 2010", mas o rumor ainda não foi alvo de qualquer confirmação por parte da HP.

A aposta no Sistema Operativo baseado em Web deverá permitir ao dispositivo um melhor desempenho ao nível do processamento e garantir-lhe-á a capacidade de "multitask" (para desempenhar várias tarefas em simultâneo) que falta ao iPad da Apple.

Há algumas semanas a imprensa especializada começou a dar como certo o cancelamento do desenvolvimento do Slate. A lentidão do computador que corria o Windows 7 é uma das razões apontadas para esta decisão, não confirmada.

Antes disso alguns utilizadores terão tido ainda a oportunidade de testar o protótipo. De acordo com o analista Paul Mueller, tratava-se de "um dispositivo realmente interessante, mas lente como uma tartaruga", cita o Examiner.

"Podiam ter optado por um processador mais rápido, mas isso teria resultado em ainda menos autonomia do que o Slate já tinha", terá acrescentado o especialista, que parece depositar grande expectativa no Hurricane e classifica o novo sistema operativo baseado na Web como uma excelente escolha para um tablet.

A possibilidade da HP se virar para uma alternativa com sistema operativo baseado no WebOS da Palm começou a ser antecipada pelos meios especializados logo quando a HP anunciou a compra da Palm, no final de Abril, e volta a ganhar novo fôlego com o novo rumor.