Num reforço da estratégia Smart Office lançada a nível internacional no passado mês de Setembro, a HP introduz agora no mercado um conjunto de novos produtos de armazenamento concebidos "para ajudar as Pequenas e Médias Empresas (PME) a implementarem soluções SAN (Storage Area Networks) com menos custos e complexidade".



A família HP StorageWorks Modular Smart Array (MSA) vai passar a suportar tecnologia Serial ATA (SATA), surgindo em configurações "mais flexíveis a preços mais acessíveis", promete a fabricante em comunicado.



Os novos produtos da família MSA HP StorageWorks irão suportar discos SATA ou SCSI e podem escalar até 24 TB numa só configuração, estando disponíveis durante o segundo trimestre de 2004, através dos canais de venda directa, valor e volume da HP.



A linha de armazenamento alarga-se também com a introdução dos Switches HP StorageWorks de série B, uma nova linha de switches de fibra óptica com 2/8- e 2/16- portas "que oferecem soluções de conectividade simples"



Os novos switches SAN da série B HP StorageWorks serão disponibilizados durante este mês, com preços aproximados de 3.518 euros para o 2/8V e 8.192 euros para o 2/16V, valores respectivamente 21 e 15 por cento mais baixos relativamente aos produtos existentes, refere a HP no comunicado.



Com capacidade de armazenamento até 432 GB, o novo HP StorageWorks DAT 72x6 tape autoloader DAT 72x6 simplifica, segundo a fabricante a recuperação de dados e reduz a carga de trabalho ao automatizar o processo de backup diário, semanal e mensal. "O administrador de backup carrega o cartucho e o autoloader faz o resto". O autoloader inclui uma drive de uma só tape dentro de um enclosure que suporta até seis cartuchos de dados num cartucho amovível.



O DAT 72x6 autoloader vem com o One-Button Disaster Recovery exclusivo da HP, possibilitando a restauração rápida do sistema e inclui outras funções adicionais de fiabilidade, como a HP StorageWorks Library and Tape - para resolução de problemas - e o Tapealert - para a monitorização de drive e tapes.



O preço estimado para o HP StorageWorks DAT 72x6 tape autoloader ronda os 2.049 euros (modelo interno) e os 2.377 euros (modelo externo). Segundo a HP, o O DAT 72x6 oferece quase o dobro da capacidade face aos produtos existentes a praticamente o mesmo preço.



O programa Smart Office foi lançado internacionalmente pela HP em Setembro do ano passado - e apresentado ao mercado nacional por Alexandre Silveira, director de marketing da subsidiária em Portugal, durante o mês seguinte - com o objectivo de reforçar a sua base de clientes no segmento das PMEs.



Ao que indica a fabricante, a resposta à iniciativa tem sido bastante positiva, com as vendas para PMEs a nível mundial a crescerem 18,4 por cento, ou 1,3 mil milhões, no quarto trimestre de 2003, o que faz da HP líder com uma quota de mercado com 16,1 por cento, segundo a IDC.



No segmento de PMEs na EMEA, a HP lidera na categoria de Portáteis & Desktops, com uma quota de 19,7 por cento, quase o dobro do seu concorrente mais directo. Na categoria de servidores, a liderança é mais acentuada, com uma quota de 39,9 por cento, duas vezes e meia a percentagem registada pelo seu rival mais directo, salienta.



Os últimos dados da IDC relativos à presença da HP no segmento nacional das PMEs revelam uma evolução positiva entre 2001 e 2003. No que se refere aos desktops, a fabricante apresenta uma quota de mercado de 24 pontos percentuais, mais quatro por cento que no ano anterior e mais 10 por cento que em 2001. Nos portáteis, a HP com 34 por cento de quota de mercado apresentou um ganho de quatro pontos percentuais em relação a 2002, sendo que em 2001 atingira 11 por cento do mercado. Reportando ao mercado de servidores, o crescimento foi mais acentuado, pelo que de 2001 (12% de quota) até 2003 (45% de quota) observa-se um aumento global de 33 pontos percentuais.



Notícias Relacionadas:

2003-10-15 - HP Portugal apresenta estratégia Smart Office