A Hewlett-Packard acaba de lançar a mais recente geração de servidores AlphaServer, em que se integra o topo de gama GS1280. Os três primeiros computadores a integrarem o processador Alpha EV78 baseiam-se no modelo empresarial AlphaServer GS320 Wildfire e utilizam como sistemas operativos o Tru64 Unix, uma versão proprietária do Unix, e o OpenVMS, havendo ainda a possibilidade de utilizar o Linux nos dois modelos mais acessíveis.



Mas apesar destes novos sistemas, o GS1280, o servidor departamental ES80 e o servidor para sistemas distribuídos ES47, representarem uma evolução em relação à família GS320, o GS1280, por exemplo, incorpora tecnologias inovadoras como SMP pré-integrado, isto é, um sistema de multiprocessamento simétrico, de forma a fornecer um desempenho a nível de aplicações sem precedentes e mais escalável que o seu antecessor ou outros produtos concorrentes.



Para tal, a HP juntou todas as partes de um sistema SMP num único processador Alpha EV78, como um controlador de memória, controladores de memória cache de nível dois e comunicações e coordenação inter-processador. À volta do processador, a companhia desenvolveu um ambiente que designa de arquitectura de rede switch-less - sem switch - que interliga módulos de processador duplo com memória dedicada e dispositivos de Input/Output de dados entre si, o que permite diminuir a complexidade, infra-estrutura e custo dos servidores empresariais incumbentes.



Os primeiros modelos AlphaServer, incluindo sistemas GS1280 com 16 processadores, começaram a ser distribuídos no início deste mês, enquanto os sistemas GS1280 com capacidade de até 64 processadores, deverão ser lançados no final do corrente ano. Por seu lado, os servidores AlphaServer baseados no processador EV79 Alpha deverão ser lançados em 2004.



O HP AlphaServer GS1280, baseado em máquinas com oito a 16 processadores funcionando à velocidade de relógio de 1,15 GHz e com um preço base estimado em 117 mil dólares, está já a ser distribuído. O modelo GS1280 com 32 processadores deverá estar disponível em meados deste ano ao passo que o computador com 64 processadores começará a ser comercializado no final do ano. O servidor departamental AlphaServer ES80, que pode ter até oito processadores Alpha a 1-Ghz, deverá estar disponível em Março com um preço a partir dos 81 mil dólares. O ES47 também já se encontra disponíveis e pode ser adquirido em configurações de dois ou quatro processadores Alpha funcionando a 1 Ghz, custando desde 39.700 dólares.



Em simultâneo, a HP apresentou o seu programa de suporte técnico e consultoria Alpha RetainTrust, desenvolvido para fortalecer a posição da HP como consultora de tecnologias de informação dos clientes Alpha e fornece um conjunto abrangente de iniciativas, incluindo produtos, infra-estruturas e soluções empresariais ISV, serviços, e práticas empresariais líderes de mercado.


Notícias Relacionadas:

2002-06-28 - Novo servidor e supercomputador AlphaServer da HP oferecem computação de elevado desempenho

2002-05-29 - HP anuncia nova linha de produtos

2001-06-25 - Compaq transfere tecnologia Alpha para a Intel

2001-02-13 - Compaq apresenta Alpha a 833 MHz