A HP anunciou que vai fazer do WebOS um sistema operativo de código aberto. A medida é uma tentativa da fabricante para recolher apoios que incentivem novos desenvolvimentos em torno da plataforma. Com a abertura à comunidade de programadores da plataforma de software, a HP dá carta branca a terceiros para avançarem com os desenvolvimentos necessários para criar uma nova versão do produto que herdou da Palm.
Recorde-se que a HP passou a gerir o WebOS depois de comprar a Palm em 2010 por mais de 900 milhões de euros e sublinhar a importância daquele ativo no contexto do negócio.
Depois de algum impasse a fabricante decidiu usar o sistema operativo no TouchPad, o seu tablet PC, mas em agosto voltaria atrás na estratégia e anunciou o fim da aposta no WebOS, uma proposta difícil de vingar num mercado tão recheado de concorrência. A decisão foi conhecida já depois de se saber que o TouchPad iria ser descontinuado.
"A HP quer estimular a criatividade da comunidade de programadores open source para avançar para uma nova geração de aplicações e dispositivos", explica Meg Whitman, presidente da empresa, citada em comunicado.
Na mesma nota de imprensa a HP explica que continuará a ter um papel ativo no desenvolvimento e suporte do WebOS, acreditando que combinar a inovação da plataforma WebOS com o poder de desenvolvimento da comunidade open source é uma oportunidade para melhorar significativamente aplicações e serviços web para uma nova geração de dispositivos.
Alguns rumores publicados na imprensa internacional asseguram que a HP pretende recolher os frutos desta nova aposta no WebOS a médio prazo, voltando a lançar tablets suportados na plataforma já em 2013. Até lá a empresa continuará a apostar no software da Microsoft, como já tinha feito saber.
O desinvestimento da HP no WebOS foi anunciado em agosto último, depois da empresa ter revelado resultados do seu terceiro trimestre fiscal. A medida foi uma entre várias, que visavam ajudar a empresa a recentrar-se no mercado empresarial, com enfoque especial nas áreas de serviços e cloud computing.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos e máquinas de lavar e secar Mijia são os novos eletrodomésticos da Xiaomi em Portugal -
Site do dia
Qual é o seu nível de literacia financeira? 20 perguntas colocam conhecimentos à prova -
App do dia
TOEM leva-o numa aventura fotográfica a preto e branco entre puzzles e personagens curiosas -
How to TEK
Não quer que o LinkedIn use os seus dados para treinar modelos de IA? Saiba como desativar
Comentários