A IBM anuncia hoje os primeiros servidores baseados na sua nova linha de processadores de 64 bits, Power5 e alterações ao nível das marcas por que são conhecidos os diversos segmentos onde opera a Big Blue, reforçando o brand eServer. Os novos eServer i5 correm o sistema operativo i5/OS, que substitui o OS/400, e usam a nova tecnologia de virtualização da empresa.



O lançamento é aguardado com alguma expectativa e representa o último passo na convergência entre duas das principais linhas de servidores da empresa a iSeries e a pSeries, até agora muitos parecidas em termos de hardware e diferenciadas apenas ao nível do software.



A renovada linha eSeries, equipada com processadores Power5, dará para já origem aos modelos i5 520, com um ou dois processadores, e ao modelo i5 570, que pode ter entre um e quatro processadores.



Os Power5 representam melhorias significativas, face à anterior família Power4, no que respeita às capacidades de particionamento, permitindo à IBM continuar a apostar em gamas de produtos de menor rendimento dando-lhe novas funcionalidades.



Cada chip Power5 tem a capacidade de correr vários sistemas operativos de forma independente, em vez de apenas um, uma vantagem para redes empresariais com máquinas dispersas que pretendam consolidar informação e utilizar menos recursos. O nova tecnologia de virtualização da IBM está integrada nos servidores eServer i5, alargando funções para incluir suporte ao AIX e a outras funções de gestão.




A principal concorrência da IBM nos novos produtos são o portfólio de gama alta da Sun e da HP, quer nas características quer nos preços. Desta forma o modelo 520 da gama eSeries vai incluir versões do software de ecommerce da IBM (Webshere) e bases de dados (DB2) por preços a partir de 9.995 dólares (cerca de 8.300 euros).



Ambos os modelos vão estar no mercado até ao próximo dia 11 de Junho para no terceiro trimestre surgir um novo modelo de gama média que a Big Blue irá denominar de i5 550 e que contará com quatro processadores. Nessa altura o modelo i5 570 será actualizado para 16 processadores.



Notícias Relacionadas:

2004-04-07 - IBM celebra 40 anos de tecnologia mainframe com lançamento do eServer zSeries 890


2002-12-19 - IBM lança servidor com 16 processadores Xeon