A IBM acaba de lançar a segunda edição do Linux Scholar Challenge, um concurso que tem como fim familiarizar os estudantes do ensino superior com aquele sistema operativo e com o software open-source. Através deste evento, a gigante da informática oferece ainda aos estudantes vencedores a oportunidade de trabalhar com Linux na IBM.


A Universidade que registar um maior número de inscrições de alunos irá receber um servidor xSeries IBM com 16 nós modelo 7081-330 baseado no Linux, avaliado em 130.000 euros.



Os alunos participantes habilitam-se a ganhar um dos 20 computadores portáteis IBM, da linha ThinkPad T-Series, no valor aproximado de 2.500 euros, destinados aos vencedores. Três destes poderão ainda ser seleccionados para um Estágio Tecnológico a decorrer no Verão de 2003 no Centro de Tecnologias Linux da IBM.



Neste concurso, os estudantes têm que criar um projecto Linux - ou, em alternativa, seleccionar um projecto a partir de uma lista de exemplos disponível na página do evento - que vise a melhoria da utilização deste sistema operativo ou com o objectivo de desenvolver uma aplicação ou ferramentas para este ambiente. Os participantes deverão descrever os seus objectivos, metodologia, pesquisa e resultados e submeter os projectos para apreciação.



A avaliação será feita por um painel de especialistas da IBM Research, do Centro de Tecnologias Linux da IBM, e outros peritos em Linux, sendo a decisão tomada com base na criatividade, perfeição, clareza e resultados dos projectos apresentados. Serão seleccionados como vencedores os vinte melhores projectos apresentados pelos estudantes.



No caso de os estudantes serem membros do Programa Escolar da IBM, existe a possibilidade de receberem patrocínios através de fornecimento de software da empresa, incluído na IBM Developer Toolbox, e para ser utilizado nos projectos dos estudantes, como o WebSphere e o DB2 para Linux.



As inscrições poderão ser feitas online no site do evento até ao dia 31 de Outubro, terminando o prazo de recepção de trabalhos no dia 13 de Dezembro. Os resultados serão anunciados a 20 de Janeiro de 2003.



Na primeira edição IBM Linux Schollar Challenge, que se realizou no ano passado, Portugal participou com um total de 39 inscrições - o terceiro maior número de inscrições da Europa e o sétimo maior do mundo - e entre os vencedores encontrava-se um estudante português.


Notícias Relacionadas:

2001-09-21 - IBM lança desafio escolar Linux