A IBM e a MySQL AB anunciaram hoje em comunicado o inicio de uma parceria tecnológica e de marketing. A união entre as duas companhias prevê que a IBM passe a vender e a suportar bases de dados open-source MySQL tornando-as compatíveis com os plataformas empresariais, servidores e outras aplicações da Big Blue.



Os termos do acordo indicam ainda que ambas as empresas vão desenvolver software que torne o MySQD compatível com a linha de computadores System i, incluindo o sistema de base de dados DB2. Paralelamente, a IBM irá vender serviços da MySQL.



Mark Shearer, general manager da IBM System i, refere em comunicado que a empresa "continua a inovar" na referida linha de computadores, através "de novos investimentos", como aquele que foi hoje selado.



Com esta parceria a empresa espera dar uma resposta "rápida as necessidades dos clientes empresariais através da disponibilização de milhares de aplicações de código aberto MySQL e PHP aos clientes System i", diz o responsável.



Em declarações à Reuters, durante uma iniciativa dedicada a utilizadores MySQL, a decorrer na Califórnia, Craig Johnson, gestor de produto da IBM, afirmou que apesar das duas empresas terem marcado posições concorrentes no mercado até aqui, esta aliança é positiva dada a necessidade de responder à necessidade dos clientes que utilizam os produtos de ambas as marcas.



O MySQL é um programa relevante junto da comunidade open-source e permite ser adaptado a vários tipos de aplicação. A sua utilização estende-se a sites de grandes empresas como a Yahoo, Google e até o YouTube.



Notícias Relacionadas:

2005-10-25 - IBM reforça abertura de patentes para open source nas áreas da educação e saúde
2004-06-21 - França abre as portas ao software livre para equilibrar despesa pública