A IBM anunciou que se prepara para colocar no mercado duas novidades em relação à sua linha WebSphere Studio. Ambos os produtos são destinadas à prossecução de tarefas automáticas onde a redução do tempo é uma característica chave, noticiou o site AtNewYork.com.

Estes lançamentos representam mais um esforço da IBM para a prossecução da sua política de Autonomic Computing Iniciative, a qual procura proporcionar aos seus clientes uma oferta de componentes de computador inteligentes e organizados a qual lhes garanta "o que eles necessitam quando necessitem e com esforços mínimos (...)", adiantou um responsável da firma à mesma fonte.

O padrão que caracteriza os dois produtos é, segundo o mesmo responsável "a capacidade de acelerar as tarefas em desenvolvimento". Ainda para o mesmo, "com o WebSphere Studio 5.1, estamos [IBM] a incluir novas ferramentas e melhoramentos a ferramentas existentes para autonomizar ainda mais as tarefas e processos em curso".

A primeira destas ferramentas é o WebSphere Studio Site Developer, que estará disponível a partir de 29 de Agosto, nos EUA, pelo preço de mil dólares por developer/programador. Basicamente o que este produto permite é uma edição de web sites em que os templates permitem que aos developers actualizem muitas páginas a partir de um único site de Internet, sem ter assim de as alterar uma a uma. Outra das funcionalidades deste produto é realizar o trabalho de base que permitirá um futuro suporte de JavaServer Faces.

Quanto à segunda ferramenta é o WebSphere Application Monitor para sistema operativo Oz e sistema distribuídos - como Windows, Unix ou Linux - e estará disponível também nos EUA em Outubro. Este produto foi criado de forma a permitir aos developers prever automaticamente problemas que criam "afunilamentos" às aplicações quando estas estão a ser utilizadas em rede.

Notícias Relacionadas:

2003-04-14 - IBM ajuda empresas na adaptação de aplicações obsoletas para serviços Web