A IBM apresenta hoje uma nova linha de servidores Unix equipados com os microprocessadores Power5, que introduzem novos níveis de performance na sua oferta para os segmentos médio e baixo. O novo eServer p5 utiliza as tecnologias de Micro-Partitioning e IBM Virtualization Engine e resulta de três anos de investigação e trabalho de desenvolvimento nos modelos tradicionais de servidores Unix, explica um comunicado.



Resultado deste trabalho, o eServer p5 é o primeiro servidor da IBM desenhado para correr vários servidores virtuais com um único microprocessador que desempenha tarefas tradicionalmente repartidas por mais microprocessadores, permitindo a utilização de vários sistemas operativos em simultâneo.



Segundo o comunicado, o eServer p5 permite implementar diferentes soluções partindo de um servidor de duas vias até servidores de 16 vias, alavancados pela tecnologia Power Architecture e desenhados para melhores performance, escalabilidade e optimização de custos, reforça a IBM, referindo alguns testes de benchmarking realizados com a HP ou a Sun.



A Big Blue garante que o novo servidor obteve resultados assinaláveis nas categorias de velocidade web, Java performance e várias aplicações de negócio, chegando, em alguns casos, a bater em duas a três vezes os desempenhos alcançados pelos produtos equivalentes da HP e Sun.



A IBM refere ainda o crescimento da sua quota de mercado no que respeita aos servidores Unix, um crescimento que espera acentuar com os novos modelos hoje anunciados. No primeiro trimestre de 2004 a posição da fabricante americana subiu 15 por cento (em termos de facturação) numa comparação ano a ano, contrastando com a perda de terreno da Sun e HP (líderes de mercado), refere a empresa com base nos dados da IDC.



Na comunicação efectuada, a IBM detalha os três modelos que vão estar disponíveis no final de Agosto: eServer p5 520, 550 e 570 Express que contam com dois, quatro e 16 processadores.



No que respeita ao p5 520 dispõe de 1GB de memória, dois processadores de 1,65 GHz, dois discos rígidos de 36 GB e um ano de suporte para o sistema operativo AIX. No modelo intermédio (p5 550) os processadores são de 1,65 GHz, com uma memória de 8GB e duas drives de 73GB. O eServer p5 570 conta com processadores a 1,9GHz, memória de 32GB DDR2 e duas drives de 73GB.



Os três modelos vão estar disponíveis a partir do dia 31 de Agosto e os preços estipulados arrancam nos 12.920 dólares (para o modelo 520), 22.100 dólares (no modelo 550) e 28.659 dólares (para o modelo 570).



Notícias Relacionadas:

2003-05-29 - IBM apresenta novo servidor Unix de gama baixa baseado no Power4+

2002-12-05 - IBM introduz Linux em servidores com processadores Power4 RISC

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.