
Chama-se Q System One, a peça de hardware de 20 qubits de capacidade que está a ser apresentada pela IBM na CES, desenhada para operar como mainframe fora do ambiente de laboratório. Mas não para já.
Embora o Q System One tenha sido desenvolvido a pensar no uso comercial, por enquanto é mais uma visão de futuro desse cenário, pelo menos como o concebemos, na forma de um protótipo mais “composto” e prático do que os apresentados até agora.
A estrutura foi projetada pela empresa de design industrial Map Project Office e está “envolto” por um vidro espesso, fabricado pela Goppion, marca italiana que faz a proteção envidraçada de obras em museus, como é o caso de Mona Lisa. O resultado é bonito de ver.
Nessa caixa de vidro de 3 metros por 3 metros, garantem-se temperaturas baixas e ausência de vibrações e radiação eletromagnética, condições necessárias para o seu funcionamento.
De qualquer forma, a elegante estrutura não chegará a ser instalada diretamente nas empresas ou instituições interessadas. Os serviços deste computador quântico serão disponibilizados através da nuvem da IBM.
O SAPO TEK vai explorar todos os espaços da CES 2019 e trazer as principais novidades e tendências, assim como anúncios de produtos, que pode acompanhar aqui.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Perseidas, visitantes cósmicos e um voo rasante na atmosfera solar nas melhores imagens espaciais de agosto -
App do dia
Samurai Shodown R mantém o espírito dos jogos de combate das máquinas arcade em formato mobile -
Site do dia
JukeboxHQ: Construa uma playlist de músicas alternativa ao Spotify usando o YouTube -
How to TEK
Gemini vai ter novas formas de interagir com o WhatsApp e outras aplicações. É possível desativar?
Comentários