Chama-se Q System One, a peça de hardware de 20 qubits de capacidade que está a ser apresentada pela IBM na CES, desenhada para operar como mainframe fora do ambiente de laboratório. Mas não para já.

Embora o Q System One tenha sido desenvolvido a pensar no uso comercial, por enquanto é mais uma visão de futuro desse cenário, pelo menos como o concebemos, na forma de um protótipo mais “composto” e prático do que os apresentados até agora.

A estrutura foi projetada pela empresa de design industrial Map Project Office e está “envolto” por um vidro espesso, fabricado pela Goppion, marca italiana que faz a proteção envidraçada de obras em museus, como é o caso de Mona Lisa. O resultado é bonito de ver.

Nessa caixa de vidro de 3 metros por 3 metros, garantem-se temperaturas baixas e ausência de vibrações e radiação eletromagnética, condições necessárias para o seu funcionamento.

De qualquer forma, a elegante estrutura não chegará a ser instalada diretamente nas empresas ou instituições interessadas. Os serviços deste computador quântico serão disponibilizados através da nuvem da IBM.

O SAPO TEK vai explorar todos os espaços da CES 2019 e trazer as principais novidades e tendências, assim como anúncios de produtos, que pode acompanhar aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.