A IBM disponibilizou um software de capacidades avançadas capaz de prever o alastramento de doenças entre países. A solução foi doada à comunidade open-source para que, juntamente com cientistas e outros profissionais responsáveis pela saúde pública possam ser desenvolvidas respostas a epidemias como a gripe das aves, dengue e outras.



Depois de três anos de pesquisas e de trabalhos conjuntos entre cientistas e especialistas da IBM, o software, denominado Spatiotemporal Epidemiological Modeler (STEM), é agora disponibilizado a partir do Eclipse Open Healthcare Framework Project (OHF).



A tecnologia é desenhada para permitir a criação de respostas epidemiológicas para doenças infecciosas consoante as suas probabilidades de propagação geográfica ao longo do tempo.



De acordo com a IBM, o STEM é compatível com qualquer sistema operativo ou infra-estruturas e plataformas - fabricadas pela empresa - utilizadas em hospitais, laboratórios ou clínicas e permite a criação de representações gráficas de propagação de efemérides de acordo com os vectores definidos pelo investigador, tais como a população da região, localização geográfica, dados macroeconómicos, localização dos aeroportos, rotas migratórias das aves, entre outros parâmetros.



O software será uma das plataformas chave utilizadas na Global Pandemic Initiative, um projecto executado pela IBM em parceria com mais de vinte instituições de saúde de todo o mundo.



Notícias Relacionadas:

2005-10-25 - IBM reforça abertura de patentes para open source nas áreas da educação e saúde