A IBM e a BP promovem até ao próximo dia 24 de Fevereiro uma semana de engenharia criada com o objectivo de chamar a atenção dos jovens, com idades entre os 11 e os 14 anos, para as áreas da ciência, matemática e tecnologia.



A iniciativa, que se designa eWeek, vai decorrer nas instalações do Centro de Computação da IBM em Alfragide, na Escola Vasco da Gama e na Escola Secundária da Portela, envolvendo 11 estudantes do ensino básico, 42 alunos da Escola Vasco da Gama e 69 alunos da Escola Secundária da Portela, explica um comunicado.



O documento acrescenta que a iniciativa é levada a cabo desde 1990, embora até 2004 só se realizasse nos Estados Unidos. Depois dessa data internacionalizou-se com o apoio da IBM e da BP, que entretanto se assumiu como patrocinador principal.



Ao longo da semana vão ter lugar palestras nas escolas seleccionadas e duas visitas de estudo ao centro de computação da IBM em Alfragide, complementadas com as explicações de voluntários da empresa que "irão desenvolver actividades práticas de aplicação de conhecimentos na área da ciência, matemática e tecnologia".



Entre as actividades previstas contam-se a programação informática de um robot para o desempenho de várias funções; criar um dispositivo de segurança para passageiros de automóvel, construir um foguetão (com um balão, fio e uma palhinha) e aprender matérias cientificas. Esta última actividade será realizada com recurso a ferramentas IBM.



A IBM, que durante alguns anos também foi patrocinadora principal do evento, contribuiu o ano passado para a sua realização com 40 mil dólares e 3.800 voluntários que apoiaram as 186.500 crianças inscritas.



Na Europa a empresa cedeu 650 voluntários para dar suporte aos 6.300 inscritos. Em Portugal a IBM colabora este ano com 16 voluntários.



Notícias Relacionadas:

2005-07-11 - IBM estende a Portugal programa de formação para jovens