A IBM e a GE Interlogix anunciaram uma parceria para integração dos sistemas de segurança GE nas soluções empresarias da IBM, disponibilizadas ao mercado de grandes clientes. O objectivo é criar sistemas que garantam uma maior protecção das redes, edifícios e empregados dos referidos clientes.



A parceria resulta de alguns anos de trabalho em conjunto no desenvolvimento de sistemas de segurança internos para ambas as empresas, onde garantem conseguiram poupanças na ordem dos 80 por cento eliminando mecanismos de segurança redundantes. Agora as empresas decidiram disponibilizar os resultados deste trabalho aos seus clientes e em carteira estão já um conjunto bastante alargado de soluções, que poderão ser trabalhadas conforme a necessidade do mercado.



Um dos projectos possíveis poderá ser a criação de redes de segurança onde os cartões de identificação dos empregados estejam associados às passwords dos respectivos computadores. Isto significa que ao sair do seu computador, levando consigo o respectivo smartcard de identificação, o utilizador previne o uso indevido do seu computador por terceiros. Este mecanismo prevê que o acesso ao equipamento seja apenas possível com a respectiva password, em conjugação com a introdução do cartão de identificação, explica Ray Blair, vice-presidente da unidade de Business Development da IBM Global Services, em declarações citadas pelo CNet.



A solução em causa garante que a utilização indevida de determinado computador seja detectada pelo sistema de segurança central da empresa.
Relativamente a este aspecto, as soluções disponibilizadas pelas duas empresas prevêem a integração de sistemas de segurança humanos, sistemas de gestão de segurança de edifícios e sistema de vigilância.



Das propostas conjuntas poderá igualmente resultar um sistema de segurança de identificação facial - que permitirá a monitorização de acesso ilegal às instalações de uma empresa - ou a identificação por radio-frequência com a introdução de tags nos computadores portáteis para detectar a eventual movimentação dos equipamentos nas instalações.



Nos termos do acordo a IBM encarrega-se do fornecimento de serviços de segurança na área das tecnologias da informação, trabalhando com os parceiros de rede no sentido de integrar toda a informação dos utilizadores no back-office do sistema.
A GE Interlogix terá a responsabilidade de integrar o seu software Facility Commander com o IBM Tivoli, incluindo Tivoli Risk Manager e Tivoli Enterprise Console. A empresa de sistemas de segurança garante ainda o suporte do IBM Directory Integrator e IBM DB2.



Segundo as empresas, a parceria não prevê exclusividade podendo cada um das partes disponibilizar soluções semelhantes com outros parceiros ou individualmente. A manutenção de uma arquitectura de sistemas abertos também está consagrada no acordo, relata ainda o Cnet.



Notícias Relacionadas:

2002-03-12 - Distribuidoras da área da biometria apresentam novas soluções de reconhecimento óptico


2001-11-22 - Unisys integra reconhecimento facial em soluções de segurança

2001-11-20 - IBM expande divisão de serviços globais e cria nova unidade de segurança

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.