A IBM e a Hitachi, a segunda e terceira maior fornecedoras de sistemas de armazenamento de dados, revelaram ontem que estabeleceram uma aliança com vista a acelerar a disponibilização de tecnologias e produtos de storage no mercado. Contudo, esta parceria servirá também para destronar a concorrente EMC do primeiro lugar deste sector bastante lucrativo.



Será assim criada uma joint venture independente que irá combinar as várias operações das duas companhias no sector das drives de discos rígidos e integrando os seus departamentos de investigação, desenvolvimento, produção, vendas e marketing.



A Hitachi, maior fabricante japonesa de produtos de electrónica, irá deter 70 por cento da nova companhia, contra os 30 por cento da IBM, cujo próprio negócio de drives de discos rígidos estava a sofrer perdas elevadas. Contudo, será a empresa norte-americana que irá fornecer a maior parte dos funcionário - 18.000 contra os 6.000 da Hitachi.



Nos termos do acordo preliminar, as empresas planeiam estabelecer uma aliança com a duração de vários anos de forma a investigar e desenvolver novas tecnologias para redes, sistemas e soluções de armazenamento de dados com base em padrões abertos. Esta área tem sido dominada desde há muito pela EMC.



Mas apesar do acordo de cooperação, os produtos da IBM e da Hitachi vão continuar a concorrer no mercado, afirmando os responsáveis de ambas as companhias que cada uma se pretende tornar no número um do sector de data storage.



As empresas afirmaram que ainda faltava acertar determinados pormenores relativos à joint venture para o fabrico de drives de discos rígidos, como por exemplo, quando é que irá ser criada e quanto é que a Hitachi terá que pagar pelas acções da IBM.



Um aspecto essencial da aliança para os sistemas de storage é a utilização de uma abordagem comum por parte das duas firmas da tecnologia de virtualização desenvolvida pela IBM e que permite a administração mais fácil de todos os sistemas de storage em rede, como se tratasse de um único recurso.


Notícias Relacionadas:

2001-07-10 - Samsung e Hitachi com novas tecnologias de armazenamento de dados

2001-05-30 - IBM em parceria com NEC, Hitachi e Fujitsu

2000-06-09 - Joint venture na electrónica para o B2B

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.