Aproveitando a realização esta semana do evento "LinuxWorld" (Conferência e Exposição) em São Francisco, EUA, alguns dos principais fabricantes da indústria informática apresentarão as suas mais recentes novidades baseadas em sistema operativo Linux. De entre estas, IBM e HP, estarão em posição de destaque, noticiou hoje o site InfoWorld.

No caso da IBM serão apresentadas plataformas de 32 e 64 bits integradas no Cluster Environment for Linux, com escalas variáveis entre os 2 e os mil nodes,desenhadas para tirar partido do processador Opteron de 64 bits da AMD. Este software vem equipado com o processador IBM eServer 325 (baseado em software Opteron) e pode correr aplicações de 32 e 64 bits de modo a facilitar a transição para computação em 64 bits.

Scott Handy, director do Grupo de Soluções de Software Linux da IBM, justifica à mesma fonte este lançamento considerando que "estamos a focar-nos de forma especial em utilizadores que queriam fazer clustering entre centenas de servidores porque agora um crescente número de clientes demonstram interesse por essa actividade (...)".

A IBM aproveitará ainda a ocasião para revelar o nome de alguns dos seus, já numerosos, clientes a utilizar Linux, nomeadamente o serviço de aluguer de filmes online, Netflix e a firma fornecedora de sistemas informáticos para comércio electrónico, NYFIX.

Outro dos destaques da Exposição "LinuwWorld", que se inicia um dia depois do ciclo de conferências e termina na próxima quinta-feira, é o facto da HP lançar a sua primeira linha de clusters para Linux. Esta linha, de design pré-configurado para utilizadores comerciais, apresentará clusters baseados em Xeon com uma escalonabilidade que pode chegar aos 128 nodes.

Além disto, a marca aproveitará para lançar alguns pacotes de software para Linux, como o ProLiant Essentials Rapid Deployment, que permite aos utilizadores automatizar a implementação de software; o ServiceGuard, um software de gestão que suporta servidores Entreprise da Red Hat e da SuSE ou ainda o OpenView Glance Plus, que acelera o tempo de instalação de aplicações para servidores.

Notícias Relacionadas:

2003-01-25 - Empresas afirmam que Linux poupa despesas e aumenta vendas
2002-01-25 - IBM aposta no lançamento de mainframes Linux
2001-01-31 - IBM apresenta soluções Linux para e-commerce