Ao longo dos próximos três anos a IBM e a MediaTek vão trabalhar juntas no desenvolvimento de uma nova tecnologia que permita a transmissão de largos volumes de dados entre dispositivos domésticos, à semelhança do que já faz hoje o WiFi, mas mais rápida.



O trabalho das empresas vai focar-se no desenvolvimento de um chipset wireless, sobre a tecnologia de rádio mmWave da IBM, procurando dar-lhe nova abrangência e desenvolvendo uma técnica de produção eficaz, tendo em conta que é objectivo das empresas migrar a tecnologia de produção dos 130 para os 65 nanómetros.



A mmWave tem vindo a ser desenvolvida pela IBM ao longo dos últimos quatro anos e o primeiro protótipo foi mostrado no ano passado nos Estados Unidos. Com a parceria a empresa espera dar novo ímpeto ao trabalho já desenvolvido e contribuir para a criação de uma alternativa ao WiFi, mais rápida.



A experiência da MediaTek na área dos chips digitais e de processamento vídeo dará a mais-valia necessária para fazer avançar o projecto e trazer para o mercado esta nova alternativa que deverá depois ser usada por vários parceiros de equipamentos.



Notícias Relacionadas:

2007-01-22 - Consumidores querem equipamentos mais simples e produtos mais segmentados