A IBM Portugal e o Ministério da Educação assinaram esta semana um protocolo para a implementação da segunda fase de um programa dirigido a crianças dos 3 ou seis anos que tem como objectivo facilitar o acesso às novas tecnologias, como ferramenta de ensino. O protocolo que põe em marcha o KidSmart abrange jardins-de-infância da rede pública e solidária das Direcções Regionais de Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve, envolvendo 1.000 crianças e 68 educadores afectos a 50 jardins de infância.



Estas crianças passam a utilizar, no âmbito das actividades diárias, "um quiosque informático, como apoio às suas tarefas de aprendizagem", explica o comunicado. O programa implica a formação dos educadores, assegurada por um conjunto de centros habilitados para o efeito em Vila Franca de Xira, no Restelo, em Faro, em Tavira e em Lagoa.



Na base do KidSmart está um "centro de aprendizagem composto por um módulo integrador colorido, complementado com uma solução composta por um computador IBM e software educativo desenvolvido pela Edmark", explica a IBM. Este software, instalado nas estações de trabalho das crianças, abrange áreas diversas como a matemática, ciências ou contos animados.



O programa KidSmart foi lançado pela IBM nos Estados Unidos em 1998 e chegou a Portugal em 2002, resultado de uma parceria entre a Universidade de Évora e a Associação de Profissionais de Educação do Norte Alentejo. Desde então aderiram ao projecto 80 unidades, envolvendo 1500 crianças e 100 educadores.



Dados relativos às primeiras experiências de utilização do programa - compilados pelo Bank Street College - revelam que 94 por cento das crianças envolvidas mostraram índices mais elevados de descontracção e motivação durante o período escolar. Do lado dos professores, 99 por cento confirmam que os alunos reagem com maior à vontade quando inseridos em classes que adoptaram o KidSmart, revelam os dados divulgados pela IBM.



Notícias Relacionadas:

2003-04-17 - IBM lança programa KidSmart em Portugal com Universidade de Évora e APENA