A IBM e a Ricmade venceram com a sua proposta conjunta Lab-Ricmade o primeiro concurso online para o fornecimento de laboratórios móveis sem-fios às escolas básicas dos 2º/3º ciclos, secundárias e profissionais da Região Autónoma da Madeira, realizado no passado mês de Novembro e oficializado muito recentemente, com a entrega de material a uma das instituições de ensino visadas.



Cada armário móvel inclui 16 portáteis IBM ThinkPad R51, uma impressora e um router wireless, um software que permite aos professores monitorizar e gerir, na retaguarda, a utilização dos computadores pelos alunos.



Mediante o concurso, serão fornecidos no total 30 laboratórios - onde se incluem cerca de 500 portáteis ThinkPad -, que deverão estar instalados até ao final deste mês. "Estamos muito satisfeitos com os resultados deste primeiro leilão online", afirma Duarte Dantas, director geral da Ricmade.



O envolvimento da Ricmade no projecto passa pela instalação do software e pela configuração dos equipamentos, bem como pela formação aos professores para este tipo de utilização", esclarece o responsável num comunicado enviado à imprensa. Além do hardware, a IBM participa igualmente na realização de sessões de esclarecimento sobre a solução Lab-Ricmade junto das escolas.



O concurso online promovido no passado mês de Novembro insere-se no projecto Wireless Labs, uma iniciativa da Secretaria Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira e do Programa Operacional Sociedade da Informação - Madeira Digital -, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia e desenvolvido em parceria com a Fundação Berardo.



Notícias Relacionadas:

2005-02-18 - Projecto Escolas Navegadoras equipa três escolas com tablet PCs e smart boards

2005-01-22 - Terceira fase de KidSmart leva novas tecnologias a 60 infantários da região Centro e Norte de Portugal

2004-12-02 - Tecnologia influencia positivamente aprendizagem em crianças com mais de 3 anos