Quase 20 anos depois de ter sido colocado no mercado, o sistema operativo OS/2 vai ser descontinuado. A IBM anunciou que o sistema deixará de ser vendido a partir de dia 23 de Dezembro, na versão OS/2 Warp V4 e OS/2 Warp Server for e-business, finalizando o suporte gratuito em Dezembro de 2006.



A empresa já não investia seriamente no sistema operativo desde o final dos anos 90 mas existiam ainda uma série de entusiastas do OS/2 que tentaram impedir a decisão da IBM através de petições. A IBM alega porém que durante anos foi avisando os clientes da sua intenção de reduzir o suporte ao sistema operativo, recomendando que as empresas iniciassem uma transição faseada para o ambiente de aplicações da plataforma de software WebShpere.



Os clientes que ainda assim desejarem manter o suporte ao sistema operativo OS/2 terão de o negociar contratualmente com a IBM. No documento onde explica a sua decisão a empresa refere que poderá pontualmente fornecer ainda licenças do produto e suporte a problemas técnicos e adição de novo hardware.



Recorde-se que o OS/2 foi lançado em 1987 como o primeiro sistema operativo multi tasking para processadores Intel 286 e 386, tendo sido desenvolvido em colaboração com a Microsoft como sucessor do MS-DOS. O fim da parceria entre as duas empresas deu início a uma guerra de marketing que se prolongou por vários anos mas que a Microsoft acabou por ganhar com o domínio do Windows.

Notícias Relacionadas:

2004-06-16 - IBM cria novas iniciativas destinadas a ISVs para chegar às PMEs