A IBM anunciou ontem que a sua tecnologia de computação em grelha ou Grid Computing passou a estar disponível no mercado empresarial, para além dos sectores académicos e de investigação, mediante o lançamento de 10 novos tipos de ofertas concebidas
para
cinco áreas: mercado financeiro, governo, ciências da vida, indústria
automóvel
e indústria aeroespacial. Estas cinco áreas servirão de base à estratégia de mercado da IBM durante este ano para a sua tecnologia GRID.

Segundo o comunicado divulgado pela companhia, "as empresas passam a poder
executar algumas tarefas de reengenharia de processos críticos no sentido de interligar os seus sistemas de TI, libertar-se de custos através da melhor utilização do poder de processamento que têm e criar novos e melhores modelos de negócio". A empresa acrescenta ainda que "as ofertas GRID unificam as áreas de domínio da IBM - hardware, software e serviços - para permitir a existência de grelhas na empresa".

A pensar no mercado dos serviços financeiros, a IBM desenvolveu a Grid de Aceleração Analítica, que permite aumentar a competitividade e agilidade de uma empresa que opera nesse mercado acelerando as operações de análise comercial e aumentando o seu poder de processamento informático, e a Grid de Optimização de Tecnologias de Informação (TIs), que possibilita a exploração de recursos de armazenamento e informáticos subaproveitados.

Para o sector das ciências da vida duas sugestões da gigante de informática são a Grid de Aceleração Analítica, concebida para aumentar exponencialmente o número de cálculos processados, o que potencia a redução do período necessário para o desenvolvimento de novas drogas, e a Grid de Acessibilidade à Informação, que torna mais eficiente a exploração de bens e recursos informativos através da existência de um único ponto de acesso a dados durante processos de pesquisa em formatos de informação não padronizados.

No que diz respeito à indústria automóvel e aeroespacial, as ofertas da IBM consistem na Grid de Design de Engenharia que visa apoiar as empresas com negócios nestes mercados a gerirem os seus custos, tornando a aplicação do seu investimento na infra-estrutura existente mais eficiente, e na Grid de Colaboração em Design, para a partilha de dados e a distribuição de cargas de trabalho por parceiros, possibilitando a passagem para processos de design mais rápidos.

Destinada aos governos, a Grid de Acesso a Informação disponibilizada pela IBM permitir tirar um maior partido dos recursos de informação, bem como
de outros bens, ao longo da estrutura da organização, para que se possa efectuar uma identificação com recurso a data mining e da associação de diversas fontes de informação e, em paralelo, tornar mais fácil o acesso através de um interface de unificação e arquivo dos dados.

Para além destas ofertas e em complemento, a IBM irá também fornecer um outro serviço no formato de workshops de Inovação Grid com um programa personalizado, de acordo com o perfil de cada organização, com o objectivo de ajudá-las a analisar os impactos deste tipo de tecnologias no seu negócio. Este conjunto de ofertas destina-se a operar num ambiente heterogéneo e deverão
incorporar a arquitectura de serviços grid abertos (OGSA).

O processo de implementação de uma grid será suportado pela IBM Global Services, a divisão de serviços da companhia, abrangendo tanto o hardware como software da marca ou de outras produtoras.

A IBM aproveitou ainda para anunciar que está a colaborar com empresas de distribuição de middleware grid, como a Platform Computing e a DataSynapse, juntamente com fornecedores de middleware como a Avaki, a Entropia e a United Devices.

Notícias Relacionadas:
2002-05-09 - IBM e Butterfly.net apresentam grelha de computação para jogos online
2002-04-26 - França recebe primeiro Centro de Inovação Grid da IBM
2002-03-22 - IBM trabalha com laboratório governamental para desenvolver computação em grelha
2002-02-19 - IBM e Microsoft apostam em projecto de computação em grelha para serviços da Web