IBM e o Centro Europeu para a
Investigação Nuclear
(CERN) anunciaram uma parceria que terá como objectivo a criação de um sistema de gestão de informação em massa, assente em Grid computing.

A tecnologia da IBM na área de armazenamento e de gestão de ficheiros vai desempenhar um papel decisivo nesta parceria, que pretende ajudar os cientistas no centro de investigação de física de partículas a compreender algumas das questões centrais relativas à origem da matéria que compõe o universo.

Esta tecnologia, concebida na IBM como Storage Tank, fornece gestão de alta disponibilidade, alto desempenho e alta escalabilidade no que diz respeito a grandes volumes de informação, utilizando um único ficheiro de endereçamento qualquer que seja a localização ou o sistema operativo onde residam os dados.

A IBM e o CERN vão então trabalhar em parceria no intuito de alargar a capacidade do Storage Tank, de forma a que este possa gerir e permitir o acesso a partir de qualquer localização geográfica a uma torrente de dados de mil milhões de gigabytes por ano, que o Large Hadron Collider (LHC) do CERN prevê que possa gerar quando for posto online no ano de 2007.

O LHC é o acelerador de partículas de próxima geração que vai recriar, numa
escala menor, as condições existentes imediatamente após o Big Bang, permitindo que os investigadores possam dar resposta a questões complexas sobre a matéria de que é composto o universo e as leis que o regem.

Quanto ao CERN, encontra-se já a desenvolver uma nova aplicação para a Internet, baseado em computação Grid, que vai alargar os limites da tecnologia com os seus requisitos de processamento de dados para o acelerador LHC.

O acordo entre as duas partes agora efectivado prevê ainda que diversos especialistas líderes de gestão de armazenamento dos centros de investigação de Almaden e Haifa da IBM passem a trabalhar juntamente com o CERN Openlab.

Notícias Relacionadas

2002-04-02 - IBM, Sony e Toshiba juntas no desenvolvimento de
processadores


2002-09-12 - Portugal participa nas principais organizações científicas
internacionais