A IBM apresentou ontem em Lisboa, no Pavilhão do Futuro as suas novas ofertas no domínio do hardware, adaptadas para concretizar na prática o conceito de e-Business on Demand, a grande nova aposta tecnológica da gigante de informática que, garante, "irá permitir às empresas conceberem estruturas de negócio suficientemente flexíveis", com vista a responderem no menor tempo possível às variações da procura. Este evento, o e-Business on Demand Technology Show,irá hoje realizar-se no Porto.

A apresentação centrou-se sobretudo no lançamento dos novos eServer iSeries, com software integrado e capacidade de processamento adicional on/off, na introdução do eServer p630, um servidor Web de entrada de gama, bem como no início da comercialização de novos dispositivos de armazenamento de dados destinados ao mercado empresarial.

Os novos modelos do eServer iSeries, cujo relançamento insere-se numa iniciativa com a duração de dois anos envolvendo o investimento de 500 milhões de dólares, permitem que os clientes acrescentem de uma forma interactiva capacidade adicional, quando tal for necessário e implementem até 10 partições Linux num único processador, oferecendo capacidades avançadas de virtualização para esse sistema operativo.

Esta gama passa assim a contar com quatro novos servidores, concebidos para as necessidades específicas de clientes de todas as dimensões. Os eServer iSeries 825 e 870 vêm juntar-se ao i890, constituindo os três modelos de todo de gama da família iSeries. Estes computadores empresariais baseiam-se em processadores Power4 da IBM, pertencentes à mesma linha de máquinas empregues nas consolas de jogos da Nintendo e nos computadores Mac da Apple. Uma funcionalidade introduzida nos modelos i825, i870 e i890 é a capacidade adicional on/off on Demand, uma tecnologia que permite activar e desactivar processadores adicionais, sempre que seja necessário.

A pensa nas pequenas e médias empresas, a gigante de informática lançou ainda o eServer iSeries 800 e 810, com um e dois processadores, que passam a constituir os novos modelos de entrada da linha Series. O modelo 800 contém apenas um processador, podendo ser adquirido por pelo menos 9.995 dólares. Todas as novas máquinas agora lançadas podem correr os sistemas operativos OS/400, Linux numa partição lógica e Windows no servidor integrado xSeries - permitindo gerir centralmente as aplicações.

Entre as características integradas nos novos computadores, de destacar o middleware WebSphere Application Server - Express, que ajuda as PMEs a construírem e gerirem sites dinâmicos, incorporando guias para a instalação e configuração automática, a tecnologia de processamento transaccional, que permite que os utilizadores que corram aplicações tradicionais OLTP (On-line Transaction Processing) possam dispor da capacidade total de processamento do servidor.

Tendo em conta as exigências específicas do e-Business, a IBM integrou ainda um pacote de software iSeries, disponível numa edição standard - que suporta aplicações e-business e inclui a possibilidade de executar múltiplos sistemas operativos, capacidade adicional de processamento "on Demand" e particionamento lógico dinâmico - e empresarial - suporta aplicações de e-Business e tradicionais e inclui o software IBM Lotus QuickPlace e Sametime, WebSphere-Express, Tivoli, e a base de dados DB2, bem como formação e serviços para rápida implementação de soluções de e-Business. O pacote inclui também uma activação de processador para Linux nos modelos iSeries 870 e iSeries 890, e um servidor xSeries integrado para integração Windows.

Em paralelo, a IBM apresentou ainda o eServer pSeries 630, um servidor Web Unix de entrada de gama mas que integra quatro processadores Power4, o chip avançado da IBM que tira vantagem de um processo de fabrico de 0,13 microns e contém cerca de 180 milhões de transístores. Este computador destina-se a correr os sistemas operativos AIX e Linux. A tecnologia LPAR (Logical Partition) integrada neste modelo permite que os utilizadores dividam a máquina em até quatro servidores virtuais. As configurações do eServer pSeries 630 começam nos 19.025 dólares. Este como os outros novos servidores da fabricante já está disponível para compra.

O evento serviu ainda para a companhia anunciar uma expansão da sua linha de soluções de armazenamento de dados para empresas de dimensão média, com o lançamento de novos produtos, incluindo o TotalStorage FAST 900, uma versão topo de gama do seu dispositivo de disco para sistemas abertos, e o TotalStorage Linear Tape-Open Ultrium 2 drive, um sistema de tapes LTO da próxima geração. A IBM encontra-se igualmente a acrescentar suporte de software e switches de forma a disponibilizar uma solução completa em redes de armazenamento.

Notícias Relacionadas:

2002-12-05 - IBM introduz Linux em servidores com processadores Power4 RISC

2002-03-15 - IBM mostra produtos e soluções de eBusiness e segurança na CeBIT