A IBM, Microsoft e VeriSign anunciaram hoje que vão submeter dentro em breve a mais recente versão da especificação WS-Security para o desenvolvimento de serviços Web seguros perante a Organization for the Advancement of Structured Information Standards (OASIS), de forma a que se transforme num padrão apoiado pela indústria tecnológica.



A WS-Security é uma das primeiras especificações para serviços Web a suportar, integrar e unificar várias tecnologias, mecanismos e modelos de segurança, possibilitando deste modo que um vasto número de sistemas comunique entre si, num ambiente neutral a plataformas e linguagens de programação.



Entre as empresas que revelaram possuírem planos para participarem no projecto de desenvolvimento da OASIS, contam-se a BEA, a Cisco, Intel, Novell, RSA, SAP e Sun. Com este anúncio, a IBM, Microsoft e VeriSign estão a aprofundar os compromissos que assumiram no sentido de construir e fornecer soluções de segurança baseadas em padrões.



As três empresas vão continuar a trabalhar em conjunto de forma a fazer avançar as especificações baseadas em padrões que irão permitir a comercialização de soluções de segurança para serviços Web, tal como refere o road-map "Security in a Web Services World" elaborado pela IBM e a Microsoft em Abril de 2002.



Servindo de base para esse plano de novos lançamentos, a especificação WS-Security define um conjunto comum de extensões Simple Object Access Protocol (SOAP) ou cabeçalhos de mensagens, que podem ser empregues para implementar integridade e confidencialidade em aplicações de serviços Web.



Os serviços Web consistem em aplicações que podem ser acedidas através de protocolos baseados em SOAP e eXtensible Markup Language (XML), tornando-as independentes de plataformas e de linguagens de programação. A WS-Security disponibiliza a camada de base para serviços Web seguros.


Notícias Relacionadas:

2002-04-15 - IBM disponibiliza nova tecnologia de serviços Web seguros

2002-04-11 - IBM, Microsoft e VeriSign propõem nova norma de segurança para serviços Web

2002-02-06 - Empresas criam consórcio para desenvolvimento de tecnologia para serviços Web