Trinta e cinco por cento mais pequeno do que os modelos actuais de computadores desktop, o novo ThinkCenter S50 da IBM promete ajudar os utilizadores a rentabilizar o cada vez mais escasso espaço disponível nos escritórios e nas próprias secretárias. Algumas características do novo PC foram já reveladas, mas a apresentação oficial é esperada apenas para Julho.

Ocupando o mesmo espaço que uma lista telefónica, ou uma caixa de cereais, o ThinkCentre S50 é o mais pequeno desktop de sempre da IBM. Consegue mesmo apresentar ganhos de tamanho em relação a alguns dos seus modelos de portáteis, embora no peso se equipare ao primeiro modelo lançado em 1986, com 5,4 Kg. A sua dimensão é de 25,4 centimetros por 7,6 centímetros e nesta apresentação a IBM comprara-o com os modelos anteriores.

A tendência para a redução do espaço ocupado pelos computadores nas secretárias tem sido observada pelos fabricantes já há algum tempo. A principal vitória resultou, porém, da progressiva substituição dos monitores CRT por ecrãs planos, já que nos próprios desktops não se conseguiram reduções de dimensão significativas devido principalmente ao espaço necessário para albergar os componentes standard, como as motherboards e os discos rígidos.

Embora num “pacote” mais pequeno, o novo ThinkCenter integra também o design ThinkVantage da IBM, facilitando a mudança de componentes por parte do utilizador, o que garante a possibilidade de upgrade e a facilidade de serviços de assistência, reduzindo o custo total de posse (TCO).

O S50 inclui uma fonte de alimentação interna, um slot PCI, uma drive óptica e uma drive de disquetes de 3,5 polegadas, assim como ligação Ethernet e várias portas USB. O disco rígido está acomodado numa nova caixa que o mantém no lugar sem necessidade de utilização de parafusos, facilitando a sua remoção, explica a IBM em comunicado.

O novo desktop deverá estar à venda em Agosto e o seu preço vai ser igualmente “pequenino”, com o valor de venda a público ser colocado abaixo dos 600 dólares, um montante equivalente em euros, segundo o comunicado à imprensa.

Notícias Relacionadas:
2002-11-04 - IBM repensa computação pessoal através de nova estratégia Think