As oportunidade reconhecidas no mercado móvel levaram a IBM a lançar hoje um novo portfólio de soluções, o MobileFirst, que agrega as áreas de segurança, analítica, software de desenvolvimento aplicacional e serviços na cloud. O objetivo é garantir às empresas uma forma mais fácil de agregar serviços relacionados com a mobilidade, desde a gestão dos dispositivos móveis dos colaboradores à criação de novas aplicações.

As valências já estavam distribuídas pelas várias áreas de soluções da Big Blue mas agora apresentam-se de forma agregada, respondendo diretamente às necessidades das empresas na área de mobilidade. A IBM realça que tem nesta área milhares de especialistas, mais de 270 patentes registadas em inovação wireless e experiência na implementação de soluções em mais de mil clientes em todo o mundo, somando ainda as 10 aquisições levadas a cabo pela empresa nos últimos quatro anos.

Robert LeBlanc, vice presidente sénior de middleware software da IBM lembra que até à data a computação móvel tem sido dominada pelo debate em torno dos novos smartphones, sistemas operativos, jogos e outras aplicações, mas que as empresas ainda não não estão a tirar o melhor partido do mobile business.

"Da mesma maneira que a Internet alterou a forma como hoje reservamos viagens ou efetuamos transações bancárias, a computação móvel está também a transformar os mais diversos setores de atividade. Uma vez que estes dispositivos têm um papel em quase tudo o que fazemos, as empresas estão agora literalmente nas mãos dos clientes. O IBM MobileFirst está desenhado para ajudar as empresas nessa transformação", afirma.

A IBM enfrenta grandes concorrentes nesta área, entre os quais a SAP e mesmo a Microsoft.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico