A IBM anunciou o lançamento de uma nova linha de centro de dados de design modular de baixo consumo e de um novo sistema virtual de armazenamento como parte do Project Big Green, uma iniciativa lançada há cerca de uma ano atrás com o objectivo de reduzir o consumo de energia da computação de back-end face aos modelos actuais.



Os Portable Modular Data Center são comercializados em módulos para espaços que variam entre os 5.000 a 20.000 pés quadrados (entre os cerca de 464,5 e os 1.858 metros quadrados). A IBM sugere que as empresas invistam num espaço físico relativamente grande e instalem a tecnologia à medida que forem necessitando.



Além do bloco de construção de 5.000 pés quadrados, a fabricante vai disponibilizar igualmente um centro de dados portátil comercializado dentro de um único contentor, um rack>/I> individual que pode ser usado num centro de dados já existente.



Com o novo software de armazenamento virtual SAN Volume Controller (SVC) 4.3 a IBM pretende contribuir para melhorar significativamente a flexibilidade e resposta das infra-estruturas tecnológicas nas empresas. "O SVC 4.3 cria ilhas de informação virtuais consolidadas, permitindo que os departamentos de TI façam uma gestão centralizada dos recursos e respondam de forma mais rápida às necessidades dos seus clientes", refere a IBM num comunicado de imprensa.



A par das tecnologias de computação de back-end, a Big Blue anunciou igualmente um produto financeiro, um pacote costumizado destinado a projectos que promovam a eficiência energética. O financiamento cobre todo o espectro de soluções de um centro de dados "verde", nomeadamente hardware, software, serviços e manutenção.



Notícias Relacionadas:

2008-04-21 - IBM compra empresa especializada em armazenamento de dados

2008-01-04- IBM alarga divisão de storage com nova aquisição

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.