A IBM revelou recentemente um novo servidor empresarial do tipo mainframe de gama de entrada e com um preço acessível, o eServer zSeries 800. Este novo modelo de computador pretende oferecer as vantagens dos mainframes às pequenas e médias empresas.



Com o z800, a IBM fornece pela primeira vez a sua tecnologia de clustering Parallel Sysplex a clientes de mainframes de gama de entrada, o que permite reduzir quase para zero o período em que o servidor está fora de serviço, obter uma mais elevada disponibilidade das aplicações e uma maior continuidade de negócio através da ligação em conjunto de vários servidores.



Segundo o comunicado oficial divulgado pela IBM, "o z800 é também apropriado para as empresas que procuram opções de consolidação dos servidores. O novo sistema ajuda a eliminar quintas de servidores insuficientemente utilizadas e dispendiosas, como servidores Web, de email, de impressão ou de arquivo, mediante o seu transporte para um único mainframe, o que irá "simplificar a administração dos sistemas e reduzir os custos"



Graças à tecnologia de virtualização z/VM da IBM, o novo mainframe pode reunir numa única caixa entre 20 a centenas de servidores. Outra das funcionalidades do z800 é o facto de oferecer um suporte flexível de reduzido custo para desenvolver, testar e correr aplicações num ambiente de produção, num contexto de migração de aplicações de 32 para 64 bits ou para novas funções de e-business.



O novo mainframe de gama de entrada da IBM possui ainda capacidades de auto-gestão e correcção que são também comuns à família de servidores de eServer da IBM. Para além disso, o z800 caracteriza-se por efectuar backups automáticos e, no caso de o sistema detectar um erro, de realizar uma ligação automática à IBM.



Disponível em modelos de uma ou quatro vias, o z800 pode funcionar de modo independente ou como parte integrante de um cluster de servidores em Parallel Syxplex. Em termos de sistemas operativos, suporta o z/OS, z/VM, OS/390, VM/ESA, VSE/ESA e Linux para os zSeries e para os S/390. Pode também executar em simultâneo várias tarefas, incluindo aplicações tradicionais dos zSeries e escritas para o Linux. O computador vem com uma memória central de 8 GBytes, podendo esta ser opcionalmente aumentada até aos 32 GBytes.



Este servidor mainframe da IBM permite ainda ligações ultra-rápidas de rede através dos protocolos OSA-Express e Gigabyte Ethernet, integrando ainda a tecnologia HiperSocket, que permite comunicação à velocidade de memória entre vários servidores virtuais num só z800, o que possibilita a criação de uma rede numa única caixa. Os servidores eServer zSeries 800 da IBM estarão disponíveis a partir de 29 de Março de 2002.


Notícias Relacionadas:

2002-01-25 - IBM aposta no lançamento de mainframes Linux

2001-03-26 - IBM renova sistema operativo para mainframes

2000-12-14 - Servidores zSeries 900 no mercado

2000-10-03 - Servidores IBM são eServers

2000-05-17 - IBM põe Linux nos mainframes