A IBM anunciou hoje que irá trabalhar com o National Energy Research Scientific Computing Center do Department of Energy norte americano no sentido de criar um programa que ligue os supercomputadores dos laboratórios e os equipamentos de armazenamento de dados a outros dispositivos em quatro localizações diferentes. O objectivo é conectar os cientistas a ferramentas exteriores – como é o caso dos telescópios – facilitando a pesquisa e a análise de dados guardados em diversos locais.




Esta iniciativa visa criar uma infra-estrutura de fácil utilização e muito mais eficiente, permitindo aos cientistas uma maximização dos métodos de trabalho utilizados hoje em dia para estudar temas como o clima, a física de alta energia, a investigação genética ou os tremores de terras.



De acordo com informações veiculadas pela agência de notícias Reuters, a IBM considera a área ainda por explorar da "computação em grelha" como um dos sectores chave do seu negócio, perspectivando numerosas utilizações comerciais para esta tecnologia que um dia permitirá a instituições e entidades financeiras a ligação a uma capacidade de processamento exterior que resultará na diminuição do custos da informática enquanto a sua capacidade vai continuar a aumentar.



De salientar que a computação em grelha está ainda em fase de desenvolvimento e compreende um programa de código aberto denominado Globus que possui uma fonte de código de programação gratuita. Todavia, existe já um exemplo do que esta tecnologia é capaz de fazer, trata-se do programa SETI@home que teve início em 1999, congregando o poder de milhões de PCs para procurar sinais de inteligência extraterrestre.



Ainda em Fevereiro a IBM e a Microsoft, em conjunto com vários laboratórios de investigação, anunciaram em Toronto, na conferência Global Grid Forum, o seu empenho num projecto internacional de computação por grelha, que tem como objectivo transportar o poder dos supercomputadores para os cibernautas comuns.



Notícias Relacionadas:

2002-02-19 - IBM e Microsoft apostam em projecto de computação em grelha para serviços da Web

2001-08-10 - Projecto de computação distribuída com processadores Intel e sistema Linux

2001-08-02 - IBM vai apostar em redes de computação através da Internet

2001-04-09 - Groove Networks vende software P2P a GlaxoSmithKline