A IBM Portugal inicia na próxima semana mais uma edição do EX.I.T.E. - EXplorar os Interesses pela Tecnologia e pela Engenharia. A iniciativa é internacional, mas nos últimos anos tem sido abraçada pela divisão portuguesa da multinacional norte-americana, que a usa para fomentar o gosto pela engenharia, pela matemática e pela ciência. Os alvos são raparigas com idades entre os 11 e os 13 anos.



Nesta edição de 2012 vão participar no EX.I.T.E. três dezenas de raparigas, monitorizadas por 60 voluntárias da IBM que, entre 10 e 13 de julho, têm à espera uma agenda cheia de atividades e desafios pensados para fomentar o interesse pela engenharia.



Este ano o mote escolhido para o programa, que decorre na sede da IBM, foi: "a maior aventura é confiar no que podes fazer!". Entre as atividades em agenda estão a construção de robots ou de uma casa em papel, para além de uma aposta forte nas iniciativas de grupo, que potenciem o trabalho em equipa e o fortalecimento de relações pessoais, sublinha a IBM numa nota à imprensa.



Criado pela IBM em 1999, o EX.I.T.E. é promovido pela empresa em todo o mundo. em Portugal conta este ano com 20 alunas da Escola EB 2,3 do Forte da Casa e 10 filhas de funcionários da companhia.