A Microsoft anunciou no Weblog oficial do Internet Explorer que passará a ser possível a utilização do IE7 sem que o utilizador tenha de se submeter a uma verificação da autenticidade da licença do Windows. Até agora, qualquer utilizador que pretendesse fazer o download e instalação do Internet Explorer 7 teria necessariamente de submeter a sua cópia do Windows à verificação e aprovação pelo Windows Genuine Advantage, o software anti-pirataria da Microsoft.




A eliminação da necessidade de verificação da autenticidade do software para utilizar o IE 7 representa um compromisso por parte da Microsoft, entre as suas medidas de controlo activo da pirataria e a necessidade de melhorar a confiança dos utilizadores na segurança do seu sistema operativo.



O Internet Explorer 7 introduziu, em relação ao seu antecessor, melhorias significativas a nível da segurança face a ataques externos e controlo de phishing. Dados da fabricante de software revelam que a componente anti-phishing presente no IE7 é responsável pela protecção contra cerca de 900,000 tentativas de phishing por semana.



A empresa estima que a pirataria representa 20 por cento das cópias de Windows em circulação, sendo que os utilizadores sem licenças autenticadas não poderiam instalar esta versão mais segura do Internet Explorer.



O Internet Explorer 7 está disponível para download no site da Microsoft ou através do sistema automático de actualizações do Windows.



Notícias Relacionadas:

2007-09-12 - Microsoft garante manter esforços na melhoria das ferramentas anti-pirataria
2007-05-24 - Taxa de pirataria informática em Portugal chega aos 53% em 2006