Ano após ano a IFA tem conquistado terreno como espaço de apresentação de equipamentos ligados ao mundo da informática, embora a feira de Berlim tenha surgido como evento para apresentação de tecnologia no mundo da eletrónica de consumo. Na edição de 2012 este novo papel está ainda mais reforçado com a proximidade do lançamento do novo sistema operativo da Microsoft.

Conhecida como a versão europeia da CES, a IFA só tem início oficial hoje, estendendo-se até dia 5 de Setembro, mas grande parte das novidades já foram divulgadas nas pré-conferências organizadas pelas marcas, como que o TeK tem acompanhado. LG, Sony, Samsung e Toshiba estão entre as fabricantes que já revelaram as suas propostas nas áreas de TV, som, vídeo e eletrodomésticos, mas também em telemóveis, computadores pessoais e tablets, com Windows 8 e Android.

Os modelos híbridos têm sido uma das apostas de várias fabricantes, da Toshiba à Sony, passando pela HP e a Samsung, que procuram combinar o melhor do mundo dos tablets com os notebooks/ultrabooks, juntando teclados que podem ser “escondidos” debaixo do teclado, ou mesmo separados para deixar apenas a superfície de toque, agora potenciada pelo Windows 8.

E os smartphones também ganham protagonismo, com a Samsung a revelar o novo Galaxy Note II, ele próprio também um híbrido em fusão com os tablets, e o Ativ S com Windows Phone, enquanto a HTC aposta num novo Desire X.

Contando com mais de 1.400 expositores, de 50 países, a IFA ocupa 27 pavilhões da Messe de Berlim, em mais de 142 mil metros quadrados de exposição. E a organização reclama que a feira continua a crescer, apesar da crise.

[caption]IFA[/caption]

Mesmo com os pré-eventos há ainda muito a descobrir no espaço de exposição, e a experimentar. Se nos computadores e tablets o domínio este ano é claramente do Windows 8, deixando os anúncios de equipamentos Android para segundo plano e gozando da (habitual) ausência da Apple, nos televisores o 3D continua a captar as atenções e os ecrãs 4K e OLED mostram as novidades que começam a chegar ao mercado no final do ano ou início de 2013, antecipando um novo movimento de renovação.

No TeK vamos continuar a acompanhar os anúncios e apresentações na feira e outras novidades menos “mediáticas”, por isso fique atento.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador