A LG anunciou esta semana que vai introduzir no mercado o seu primeiro exosqueleto. O aparelho foi apresentado na IFA, que decorre em Berlim, entre 31 de agosto e 5 de setembro.

O LG CLOi SuitBot foi desenhado para auxiliar e ampliar a força dos membros inferiores de um humano, permitindo-lhe levantar pesos mais pesados durante o trabalho. A diferença para um robot comum, é que este é uma espécie de wearable, que em vez de inutilizar o recurso humano, ao substituí-lo por uma máquina, torna-o mais capaz de desempenhar determinadas tarefas.

O exosqueleto integra articulações e vários tipos de mecanismos ajustáveis para fixar o aparelho ao corpo do utilizador. A empresa sublinha que este SuitBot tem um design pensado para ser confortável e para providenciar uma sensação o mais natural possível durante a locomoção e o trabalho.

A LG adianta ainda que o robot pode ser conectado a uma rede inteligente de trabalho, para que alguns processos sejam conduzidos de forma mais inteligente e prática. Se vários exosqueletos estiverem a ser utilizados numa mesma empresa, os aparelhos podem ser utilizados para transmitir mensagens entre utilizadores ou para transportar ferramentas de forma autónoma, por exemplo.

Acompanhe todas as novidades da IFA 2018 com o SAPO TEK. Já estamos a "esmiuçar" as primeiras conferências e os stands nos Press Days e vamos trazer os anúncios mais importantes e mais curiosos da exposição.