Alguém pediu um ecrã de altíssima resolução? É que a Apple acaba de apresentar um e traz incorporado um computador: é o iMac com ecrã Retina. A tela de 27 polegadas tem uma resolução de 5.120x2.880 píxeis, um valor que segundo a Apple garante 67% mais píxeis que um "tradicional" ecrã Ultra HD.

Com o novo computador os criativos e produtores de vídeo vão poder trabalhar em 4K "píxel por píxel" e ainda ficar com espaço para todos os controladores do software. Apesar de ser um ecrã com mais capacidade de reprodução de imagem, consome menos 30% de energia, de acordo com as informações partilhadas pelo executivo da Apple Phil Schiller.

Processador Intel i5 a 3,5Ghz, unidade gráfica Radeon da série R9, 1TB de Fusion Drive - que mistura HDD com SSD - e 8GB de RAM são outras características do novo iMac. Noutras configurações o novo iMac pode ter um processador Intel i7 a 4Ghz, 32GB de RAM e 3TB de armazenamento interno.

O computador continua a apresentar um design singular e que aposta acima de tudo na elegância: no ponto mais fino o all-in-one da Apple tem cinco milímetros de espessura.

O preço vai começar nos 2.699 euros, mas a Apple fez questão de salientar que ainda assim é um valor bem abaixo do que a maioria dos fabricantes de televisores estão a pedir pelos seus equipamentos 4K - mas não referiu que o tamanho também é significativamente inferior. Já disponível para compra na loja portuguesa, a Apple diz que a entrega é feita entre três a cinco dias úteis.

Já na configuração mais potente o preço aproxima-se dos 4.000 euros.

A Apple não pretende substituir os iMac que tem atualmente no mercado, optou simplesmente por oferecer uma alternativa melhorada para um público que tende a aumentar cada vez mais. O iMac de 27 polegadas "tradicional" custa agora 1.899 euros e o de 21 polegadas começa nos 1.129 euros.

Mac Mini também renovado

A Apple também decidiu "refrescar" o seu computador de entrada de gama com processadores Intel de quarta geração e unidades HD 5000, e duas portas Thunderbolt 2. A partir dos 499 dólares e a partir de hoje vai ser possível comprar este mini-computador.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico