Em Janeiro do próximo ano, no CES - Consumer Electronic Show, deverá ser mostrado o primeiro leitor de vídeo digital Blu-ray com suporte para 3D. A meados do ano a tecnologia chega às lojas e nessa altura é provável que alguns dos grandes sucessos 3D agora nas salas de cinema, como o Avatar, venham a ser lançados numa versão que possa ser vista nestes novos suportes.

As previsões são da Blu-ray Disc Association, que anunciou acordo para adopção da norma que há muito vem sendo preparada para levar as imagens três dimensionais ao cinema caseiro, com mais qualidade do que é possível hoje em dia nas experiências que se vêem realizando.

Os equipamentos que venham a suportar a norma passam a oferecer duas imagens em alta definição (1080p) para criar o efeito, garantindo o suporte para 3D, mas mantendo também a possibilidade de ler imagens a duas dimensões.

Ontem foi também anunciada outra novidade importante nesta área. Uma questão que também tem de ser ultrapassada para aproximar a qualidade do 3D já possível nas salas de cinema, do 3D oferecido em casa é o vidro dos ecrãs.

Para endereçar esta questão a Sony anunciou uma parceria com a ReaID, empresa responsável pela tecnologia 3D usada em mais de 5 mil cinemas. O acordo prevê que a empresa fabrique ecrãs com características idênticas, alinhados com as definições da fabricante japonesa.