Um veículo da empresa SpaceX está a caminho da Estação Espacial Internacional e leva consigo a primeira impressora 3D que vai funcionar num ambiente de gravidade zero. O equipamento foi desenvolvido pela empresa norte-americana Made in Space que precisou de criar um aparelho específico para corresponder a todas as exigências físicas e de segurança.



A impressora é mais robusta que as congéneres “terrestres”, pois precisava de maior rigidez para aguentar a etapa da descolagem. Por agora o modelo vai apenas servir como prova de conceito, sendo que o objetivo no futuro é colocar os astronautas da ISS a produzir peças suplentes que possam vir a ser necessárias.

A Agência Espacial norte-americana tem planeado o envio de um segundo modelo de uma impressora 3D, que será mais capaz ao nível da impressão e também será maior. A segunda versão deve ser enviada em 2015.



O veículo da SpaceX levou ainda várias toneladas de outros equipamentos e mantimentos para a Estação Espacial Internacional. A bordo seguiram também 20 ratos e 30 moscas para sem conduzidas observações biológicas que envolvam os animais.



A ISS também vai receber equipamentos que permitirão retomar os chamados passeios espaciais, explica o Hunffington Post.



O lançamento da nave aconteceu ontem, 21 de setembro, mas devia ter acontecido no sábado dia 20. As más condições climatéricas condicionaram o lançamento do veículo espacial.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico